Qual e o elemento mais radioativo do mundo?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

oganessônio

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).

Marie Curie

As contribuições de Marie Curie para a Química e Física ficaram famosas e por isso ela é chamada de “mãe da radiação”.

ástato

O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).

A radioatividade do polônio está associada a emissão de partículas alfas com energia na ordem de 5,3 MeV, emitindo também fótons gama com energia de 803 keV. Porém, esta emissão possui curto alcance e para que haja a contaminação é necessário ingestão, inalação ou contato com ferida aberta no corpo.

O processo de radioatividade acontece quando núcleos atômicos entram em transformação, ou seja, quando ficam instáveis. As principais radiações emitidas nesse processo são as partículas alfa ou beta e os raios gama. Atualmente a radiação é utilizada para vários fins, como a medicina.

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo. O acidente em Goiânia começou quando um aparelho de radioterapia foi abandonado em um ferro-velho.

Uma banana é naturalmente radioativa. Pois ela contém os elementos Potássio (K) e Carbono (C) radioativos, o mesmo Carbono utilizado para estimar a idade de materiais antigos e fósseis. Além dela, existem diversos alimentos que são radioativos e são consumidos com frequência.

O urânio encerra os elementos químicos naturais, isto é, a partir dele, todos os demais classificados na Tabela Periódica são artificiais. Seu principal óxido é o óxido uranoso, de fórmula molecular UO2, de aspecto negro do qual são extraídos cristais de coloração verde.

O urânio é perigoso? Sem dúvidas, o risco associado ao urânio está na sua radioatividade. Segundo o Ministério da Saúde, os danos decorrentes da exposição ao elemento podem ser um simples eritema (vermelhidão) até a síndrome aguda da radiação, a qual pode ser letal.

Na indústria química, o césio é empregado como catalisador em reações orgânicas de hidrogenação e em métodos de purificação do petróleo. Atualmente, uma das mais importantes aplicações desse elemento é na composição dos fluidos de perfuração para as indústrias de gás natural e petróleo.

urânio

O primeiro elemento químico radioativo a ser descoberto foi o urânio, pelos cientistas Antoine Henri Becquerel (1852-1908), Marie Sklodowska Curie (1867-1934) e Pierre Curie (1859-1906). A descoberta da radioatividade levou-os a ganhar o prêmio Nobel de Física, em 1903.

Em 20 de abril de 1902, o casal Marie e Pierre Curie conseguiu isolar sais de rádio radioativo do mineral pechblenda (uraninita) em seu laboratório em Paris. Em 1898, o casal Curie tinha descoberto a existência dos elementos radio e polônio em sua pesquisa do pechblenda.

A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.

Hidrogênio

1- Hidrogênio
O elemento mais abundante do universo – compõe 75% de sua matéria – é o átomo mais simples existente, com número atômico 1 e massa atômica de aproximadamente 1,00 U.

A força formada pelo glúon é a mais poderosa do Universo, quase infinitamente mais forte do que a gravidade que nos une ao chão. Responde pelo nome de força nuclear forte e mantém o núcleo do átomo coeso.

Hidrogênio

Hidrogênio, elemento químico fundamental no universo
É o elemento mais presente no universo, constituindo 75% da massa elementar de tudo o que existe, ele e é considerado o combustível mais importante para formar e manter as estrelas, inclusive o astro-rei, o Sol.

A radioatividade é invisível a olho nu, não tem cor, não tem cheiro nem gosto. Só pode ser percebida mesmo com o uso de equipamentos especiais, como um contador. Ela está presente em toda natureza. O perigo é quando existe uma grande concentração, como no caso de um vazamento nuclear.

Tório

Tório. O tório possui número atômico 90 e massa atômica, aproximada, de 232.