Qual é o elemento mais importante do trânsito?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os elementos básicos da direção defensiva são fundamentais para o trânsito seguro e o impedimento de qualquer acidente relacionado ao tráfego de veículos. Assim sendo, esse conjunto de técnicas e métodos adquire uma importância cada vez maior conforme ruas e estradas registram um movimento constante.

Homem, via e os veículos. Homem.

O elemento formador do acidente é o homem, que,na maioria das vezes é o maior responsável pelo acidente, pois, muito embora o veículo, a via, e o ambiente colaborem para o evento, o homem responde sempre, com 70, 80, 90% das causas do evento, devido às condições humanas (psicológicas, físicas, fisiológicas e biológicas ...

O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa, ou seja, precisa estar atento a tudo que acontece a sua volta, até para que não seja pego de surpresa. Daí a importância de se estar sempre alerta aos retrovisores, à pista, bem como aos outros veículos próximos, sempre antecipando situações de risco.

“A segurança no trânsito no Brasil é apoiada em três pilares: engenharia, educação e esforço legal, que engloba fiscalização e legislação.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora. Na seção de definições do Código de Trânsito Brasileiro, pode-se observar o que o código entende como vias urbanas.

Segundo o art. 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem 6 tipos de sinais de trânsito, sendo eles sinais verticais, sinais horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, sinais luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito.

1. Excesso de velocidade. Se você está acostumado a conduzir o seu veículo em diferentes lugares, com certeza já deve ter percebido que o excesso de velocidade está presente na maioria das vias públicas brasileiras.

O Sistema Nacional de Trânsito é composto pelos órgãos normativos e consultivos: CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, CETRAN - Conselhos Estaduais de Trânsito e CONTRANDIFE - Conselho de Trânsito do Distrito Federal; pelos órgãos executivos de trânsito: DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, DETRAN - ...

§ 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), entre 35% e 50% das mortes registradas em vias públicas em todo o mundo envolvem a presença de álcool. E, entre os jovens de 16 a 20 anos, os acidentes automobilísticos relacionados ao consumo de álcool são a principal causa de morte!

Além da previsão, a habilidade e capacidade de condução são elementos básicos de um condutor de direção defensiva.

O respeito no trânsito é um elemento fundamental para pessoas e veículos circularem pelas vias em segurança. Por isso, essa é uma obrigação de todo condutor, seja ele profissional ou não.