Qual é o eixo de simetria da letra A?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Perceba que a letra A pode ser dividida ao meio em duas partes iguais por um eixo vertical, assim como ocorre com a letra I, a letra O e a letra U. Já a letra E pode ser dividida em duas partes exatamente iguais quando traçamos uma reta horizontal no meio dela, assim como ocorre com a letra O e a letra I.

Para calcular o eixo de simetria de um polinômio de segunda ordem na forma ax2 + bx +c (uma parábola), use a fórmula x = -b / 2a. No exemplo acima, a = 2 b = 3 e c = -1.

Da mesma forma, a letra H também possui simetria rotacional.

As duas retas numéricas usadas para determinar o plano cartesiano recebem o nome de eixos. A reta horizontal é chamada de eixo x, ou eixo das abscissas, e a reta vertical é chamada de eixo y, ou eixo das ordenadas.

O eixo de simetria é uma linha, real ou imaginária, que atravessa o centro da figura. Um exemplo de elemento simétrico são as figuras geométricas. Na biologia, a simetria consiste na correspondência ideal do corpo de uma planta ou animal em relação a um centro, um eixo ou um plano.

Em geometria, o eixo de simetria é uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas, isto é, como se fossem o objeto e a sua imagem refletida em um espelho.

O PENTÁGONO contém 5 eixos de simetria. Descomplicando a matemática.

Os eixos de simetria dividem as figuras em duas partes simétricas, isto é, como se fosse o objeto e sua imagem refletida no espelho. As linhas tracejadas acima são os eixos de simetria de cada polígono.

Uma figura tem um eixo de simetria se puder ser dobrada sobre uma linha, de modo que metade da figura corresponda à outra metade. Esta linha de dobra é chamada de eixo de simetria. Aqui podemos ver que se dobrássemos essa estrela sobre a linha azul, ela corresponderia completamente. Nós chamaremos este eixo número um.

A ordem do eixo de simetria é o número n de vezes que o objeto volta à mesma configuração até completar uma volta. A cada giro de 360/n, a peça volta à mesma configuração. Perceba que as bolas esportivas têm diferentes configurações de eixos de simetria.

As principais formas de simetria são de reflexão, de rotação e de translação. Na simetria de reflexão, uma forma pode ser dividida em duas partes iguais. Na simetria de rotação, uma figura é rotacionada em relação a um ponto. Na simetria de translação, uma figura é deslocada em qualquer direção.

Peça que citem outras letras do alfabeto que também possuem um ou mais eixos de simetria, podendo ser identificadas as letras A, B, C, D, E, H, I, K, M, O, T, U, V, W, X e Y.

Tipos de simetria
No uso geral, a simetria geralmente se refere à simetria reflexiva ou do espelho; isto é, uma linha pode ser desenhada através de um objeto de tal forma que as duas metades sejam imagens especulares umas das outras. Um triângulo isósceles é um exemplo de simetria reflexiva.

Quando algo pode ser dividido em duas partes iguais, dizemos que é simétrico, ou seja, que tem simetria. Esse conceito é utilizado na matemática, na geometria, na arte e até em nosso cotidiano ou na natureza. Uma borboleta ou uma folha podem apresentar simetria.

O eixo é aquilo que liga ao menos um par de rodas do caminhão. Um carro comum, por exemplo, tem apenas dois eixos, com quatro rodas.
...
Eixos triplos

  1. Se o tandem for de até 1,20m: peso máximo de 25 toneladas;
  2. De 1,20m a 2,40 m: peso máximo de 27 toneladas;
  3. De 2,40m em diante: peso máximo de 30 toneladas.

Eixos triplos
Aqui se enquadram os caminhões grandes que rodam em baixa velocidade e geralmente transportam cereais a granel em suas carrocerias. Esse tipo de eixo, o triplo, sempre possui três composições de rodagem dupla, totalizando 12 pneus.