Qual é o efeito de multiplicar um vetor por um escalar?

Perguntado por: ecardoso5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ao se multiplicar um vetor por um escalar, simplesmente alteramos o tamanho do vetor por um fator de multiplicação. A direção do vetor fica inalterada a menos que o fator de multiplicação seja um número negativo; neste caso o sentido do vetor é invertido.

O produto escalar é uma forma fundamental que podemos usar para combinar dois vetores. De forma intuitiva, ele nos diz algo sobre o quanto dois vetores apontam na mesma direção.

Esta propriedade estabelece que se uma matriz é multiplicada por dois escalares, você pode multiplicar os escalares entre si e, em seguida, multiplicar o resultado pela matriz. Ou você pode multiplicar a matriz por um escalar e em seguida multiplicar a matriz resultante pelo outro escalar.

Algebricamente, o produto escalar de dois vetores é formado pela multiplicação de seus componentes correspondentes e pela soma dos produtos resultantes. Geometricamente, é o produto das magnitudes euclidianas dos dois vetores e o cosseno do ângulo entre eles.

Ao se multiplicar um vetor por um escalar, simplesmente alteramos o tamanho do vetor por um fator de multiplicação. A direção do vetor fica inalterada a menos que o fator de multiplicação seja um número negativo; neste caso o sentido do vetor é invertido.

Uma dessas operações é o produto escalar, realizada entre dois vetores, que resulta sempre em uma grandeza escalar, ou seja, um número real.

Grandezas escalares são aquelas que podem ser escritas na forma de um número, seguido de uma unidade de medida. Em outras palavras, elas são completamente definidas se soubermos o seu valor, também chamado de módulo, e a forma como ela é medida.

Uma grandeza física escalar é aquela que pode ser determinada apenas por um número, chamado na matemática de escalar, e sua unidade de medida.

Uma função escalar é uma função que, para cada conjunto de um ou mais parâmetros escalares, retorna um valor escalar único. Exemplos de funções escalares incluem a função LENGTH, e a função SUBSTR. Funções escalares também podem ser criadas que fazem cálculos matemáticos complexos sobre parâmetros de entrada de função.

Resposta. O resultado do produto escalar é um número (seria o produto do comprimento dos vetores), já o resultado do produto vetorial é um novo vetor.

O significado geométrico do produto vetorial
Podemos interpretar o produto vetorial como um vetor perpendicular aos dois vetores iniciais, com módulo (comprimento) numericamente igual à área do paralelogramo formado com base nos dois vetores iniciais.

Combinando as operações de adição de vetores e multiplicação por escalar formamos o que se chama em matemática de uma combinação linear de vetores. Definição: Sejam v e w dois vetores e c e d dois escalares a adição c v + d w é dita uma combinação linear dos vetores v e w .

As características de um vetor são as mesmas de qualquer um de seus representantes, isto é: o módulo, a direção e o sentido do vetor são o módulo, a direção e o sentido de qualquer um de seus representantes.

As propriedades da multiplicação dos números inteiros são: comutativa, associativa, elemento neutro e distributiva.

Propriedades do produto vetorial
Diferentemente do produto escalar, que retorna um número, o resultado de um produto vetorial é outro vetor.

O produto escalar do vetor nulo por qualquer vetor é zero.