Qual é o efeito da ritalina?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A Ritalina atua sobre o sistema nervoso central, estimulando-o e, portanto, favorecendo a atenção, o foco e a concentração. Justamente por ser um fármaco psicoestimulante, interfere no estado de vigília, elevando a capacidade de concentração.

Qual o efeito da Ritalina?

  • potencialização da concentração;
  • diminuição da perda de foco e da fácil distração;
  • melhora no desempenho escolar;
  • queda da impulsividade;
  • maior atenção em atividades cotidianas;
  • redução da inquietude física e mental;
  • menor ocorrência de sono em momentos imprevisíveis.

A Ritalina, por ser um psicoestimulante, não costuma causar sonolência. Se você faz uso concomitante de Paxil e Rivotril, é mais provável que a sonolência ocorra por efeito destas.

Segundo os especialistas consultados, a Ritalina é mais propensa a desenvolver problemas cardiovasculares em adultos do que em crianças, pois pessoas mais velhas têm maiores chances de sofrer de problemas cardíacos, como doenças coronárias e arritmias.

Para que serve a Ritalina
Em resumo, o metilfenidato funciona como um estimulante leve do sistema nervoso central. Ou seja, ele inibe a receptação da dopamina e da noradrenalina. Em outras palavras, a Ritalina estimula a atividade mental, reduzindo a sonolência diurna e aumentando o foco e a concentração.

Por nota, o Ministério da Saúde informa que o medicamento metilfenidato (Ritalina) não faz parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Sistema Único de Saúde (SUS).

A dose inicial da Ritalina nas crianças costuma ser de 5 mg a 10 mg, e nos adultos de 10 mg a 20 mg. A dose pode ser aumentado ao longo das semanas conforme a resposta clínica.

A ritalina atua melhorando o desempenho social e acadêmico, a memória (o que, consequentemente, tem um impacto positivo na aprendizagem), além de diminuir a atividade motora e a impulsividade.

Médicos especialistas não aconselham o uso da ritalina sem avaliação prévia sobre a sua necessidade. Mesmo porque ainda não existem estudos suficientes comprovando que ela melhora a concentração em pessoas saudáveis. Fora o fato de que podem ocorrer efeitos colaterais com o uso no longo prazo.

Tome Ritalina® uma ou duas vezes ao dia (por exemplo, no café da manhã e/ou almoço). Engula o comprimido com água. Em alguns pacientes a Ritalina® pode causar insônia.

R$ 100,54Ativar Desconto Lab.

Com o uso indevido da ritalina, qualquer pessoa, sendo adulta e, principalmente, as crianças, podem desenvolver uma dependência química e ter crises de abstinências, surtos como insônia e sonolência. “Em alguns casos, o paciente pode ter surtos psicóticos, o que resulta em um alto risco de cometer suicídios”, ressalta.

Devido à meia vida da Ritalina, pode ocorrer uma sensação de "pico" (quando o paciente sente que a medicação está fazendo efeito) e uma sensação de "vale" (quando o paciente sente que a medicação está "saindo" do organismo e, portanto, deixando de fazer efeito).

Médico psiquiatra na secretaria municipal de saúde, Aurélio que também é docente do curso de Medicina da Unoeste, explica que a Ritalina é conhecida como a droga da atenção. “Esse medicamento estimula várias regiões do SNC, provocando a ativação do córtex e o aumento do nível de alerta.

Não ingira bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando Ritalina®. O álcool pode piorar as reações adversas de Ritalina®. Lembre-se que alguns alimentos e medicamentos contêm álcool. Você pode tomar os comprimidos de Ritalina® com ou sem alimentos.

O álcool é contra indicado no uso da Ritalina e do Venvanse, pode exacerbar as reações adversas do medicamento, além de ter um aumento de pressão.

Cloridrato de Metilfenidato 10mg Genérico Ems 30 Comprimidos - Drogarias Pacheco.