Qual e o efeito da evaporação?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A evaporação promove resfriamento porque consome calor sensível e o transforma em calor latente, consumindo, no caso da água, cerca de 600 calorias por grama (600 quilocalorias por quilo) de água evaporada (inversamente, durante a condensação da água, ocorre a recuperação do calor sensível - também 600 calorias por ...

O evaporador é o trocador de calor que fica dentro da caixa de ventilação, muito próximo aos difusores, onde o fluido refrigerante que circula dentro de seus tubos, absorve o calor do ar que passa através de suas aletas para o interior do carro.

Um evaporador é qualquer superfície de transferência de calor na qual o liquido volátil e vaporizado com o objetivo de remover calor de um espaço ou produto refrigerado.

Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido); Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso); Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).

Existem três tipos de vaporização: evaporação, ebulição e calefação.

  • Evaporação.
  • Ebulição.
  • Calefação.

As moléculas com mais energia cinética conseguem escapar para o meio externo pelo fato de possuírem maior energia cinética do que outras moléculas. Quando essas moléculas escapam do líquido elas produzem uma vaporização superficial denominada evaporação.

O compressor de ar é um equipamento que gera e armazena ar comprimido, que é a principal fonte de energia pneumática, utilizada em diversos tipos de equipamentos. O equipamento pode ser abastecido com energia elétrica ou de combustão.

O evaporador rotativo funciona de forma bem simples e fácil. A amostra deve ser inserida em um frasco de evaporação, que é colocado no banho de aquecimento. Depois de inserida no frasco, ela passa pelo processo de rotação horária ou anti-horária, até atingir o ponto de ebulição, realizando, assim, a evaporação.

O condensador é um trocador de calor responsável por dissipar o calor do fluido refrigerante de um sistema de refrigeração. Nesse processo, o fluido refrigerante cede calor latente para o ambiente externo, fazendo com que a substância mude de estado físico, de vapor para líquido.

Principais componentes de um sistema de refrigeração

  • Evaporador. O evaporador absorve o calor interno do sistema de refrigeração. ...
  • Condensador. ...
  • Tubo capilar e a Válvula de expansão. ...
  • Termostato. ...
  • Pressostato. ...
  • Filtro secador.

A evaporadora é a unidade interna do ar-condicionado, na qual estão localizados os filtros de ar e o sistema acionado pelo controle remoto do aparelho (painel).

Normalmente, o modelo de evaporadores industriais possui um tipo de ventilador que conduz o ar quente para dentro de uma espécie de painel evaporativo, que vai transformando-o em ar resfriado. Por meio da filtragem e umidade, após o processo de lavagem continuada.

Evaporação: é usada para separação de misturas homogêneas constituída de um componente sólido e o outro líquido. A evaporação é usada para separar misturas, quando apenas a fase sólida é de interesse. O sal de cozinha é extraído da água do mar por evaporação.

A evaporação é alta nos oceanos que estão sob a influência das altas subtropicais. Nos oceanos equatoriais, onde a precipitação é abundante, a evaporação é menos intensa. Nos continentes, a evaporação máxima ocorre na zona equatorial.

Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor.