Qual é o efeito da codeína?

Perguntado por: lteixeira8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Clinicamente, é utilizada para tratar tosse, diarréia e dores moderadas, devido sua potência doze vezes menor que a morfina ou outros analgésicos mais fortes. Ela age como um agonista dos receptores opioides, ou seja, tem afinidade pelos receptores e se liga promovendo uma resposta biológica.

As reações mais comuns da codeína são dores abdominais e sonolência. Você deve relatar qualquer destes sintomas para seu médico. Reações adversas muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): sudorese, obstipação, náuseas, vômitos, tontura e vertigem, sedação, sonolência e dispneia.

A codeína é classificada como um opioide, gerando assim um efeito eufórico como já citado aqui, opioides naturalmente podem causar dependência, fazendo com que cada vez mais a pessoa precise usar em maior quantidade para atingir o efeito desejado.

Codeína dá sono? Como a codeína tem como um efeito colateral comum a sonolência, é natural que o paciente em tratamento com essa medicação sinta mais sono e tenha maior facilidade para dormir.

A codeína é um analgésico potente, do grupo dos opioides, que pode ser usado para o alívio de dores moderadas, além de ter efeito antitussígeno, já que bloqueia o reflexo da tosse a nível cerebral.

O início da ação analgésica por via oral ocorre entre 30 a 45 minutos e a duração da ação é de 4 horas, sendo que o pico do efeito analgésico é obtido entre 60 a 120 minutos. Equivalência: 200 mg de codeína por via oral equivalem a 10 mg de morfina intramuscular.

A codeína é contraindicada para dor em crianças abaixo de 12 anos. A codeína é contraindicada para o tratamento de dor pós-operatória em crianças e adolescentes abaixo de 18 anos que foram submetidas à tonsilectomia e/ou adenoidectomia.

Em geral,a codeína permanece no organismo de um adulto por 6 horas.

FDA recomenda uso mais restrito da codeína e do tramadol, saiba os motivos. A Food and Drug Administration (FDA) está restringindo o uso de codeína e tramadol em crianças. A codeína é aprovada para tratar a dor e a tosse, o tramadol é aprovado para tratar a dor, ambos apenas para uso em adultos.

Por este produto precisar ter apresentação de receita a sua venda é destinada a lojas próximas, devendo ser retirado presencialmente na farmácia.

Como age. a Codeína liga-se a receptores opiáceos no sistema nervoso central inibindo a chegada de impulsos dolorosos (altera a percepção e a resposta à dor). Por ação central (na medula) suprime o reflexo da tosse.

Riscos de superdose por codeína incluem parada cardiorrespiratória, edema cerebral, coma, estado confusional, convulsão, hipotensão, hipóxia, íleo paralítico, miose, insuficiência renal, depressão respiratória e insuficiência respiratória, letargia e vômito.

O aspecto brilhante de cor roxa e o sabor adocicado da bebida têm encontrado cada vez mais adeptos entre os jovens.

Codeína – outro componente do ópio, costuma ser prescrita por médicos para o alívio da dor moderada e por supressão da tosse. Tem menos potência analgésica que a morfina e geralmente é ingerido oralmente.

A dosagem para adultos é usualmente de 30 mg (de 15 a 60 mg), a cada 4 ou 6 horas, para obtenção do efeito analgésico. O limite de administração é de até 360 mg/dia. Administração oral para crianças: O uso de codeína para obtenção analgésica em criança prematura ou recém-nascido, não é recomendado.