Qual é o efeito colateral da creatina?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.

O que se pode afirmar sobre efeitos colaterais da creatina é que, se não for consumida de forma moderada e com orientação profissional, assim como todos os demais suplementos, pode causar alguns danos para o organismo. No caso da creatina, mais especificamente nos rins e no fígado.

Contraindicação. "Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.

Melhora na recuperação dos músculos
As pessoas que fazem exercícios físicos precisam recuperar os músculos. Com a creatina, é possível diminuir a inflamação e os danos às células causados por treinos intensos, além de reequilibrar o pH muscular. Todos esses fatores, aliados, ajudam a aumentar a massa magra.

Quando você interromper o uso de creatina, aos poucos perderá o acúmulo extra de água nos músculos e, assim, perderá peso corporal. É válido deixar 110% claro que perda de peso corporal é diferente de perda de massa muscular. Você pode perder peso na balança, mas isso não significa que perdeu massa muscular.

A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento fonte de carboidratos, como banana, aveia ou uva.

Devo tomar a creatina mesmo sem treinar no dia? Sim! Apesar de algumas pessoas tomarem apenas nos dias em que treinam, devido ao efeito crônico da creatina, é muito importante tomar todos os dias, mesmo que não faça exercício algum.

O que acontece se tomar creatina e não malhar? Os benefícios citados ao longo do artigo não são resultados apenas do uso do produto, mas sim da combinação de treinos, suplementos e dieta equilibrada, por isso, saiba que ingerir a creatina e não malhar pode não trazer nenhum efeito positivo ou saudável ao seu corpo.

A suplementação de creatina auxilia no ganho de massa magra caso seja associada a treinos de fortalecimento muscular. A creatina isolada, sem realização de exercícios não trará o efeito desejado. Não terá benefício nem malefício.

A justificativa para o veto aos aminoácidos da cadeia ramificada é a constatação da Anvisa de que, apesar de não representar risco à saúde, esse composto não cumpria o efeito prometido do fornecimento de energia.

Quem é melhor: Whey Protein ou Creatina? É complexo apontar um produto melhor, já que o Whey Protein age de uma maneira e a creatina obedece outro padrão de comportamento no corpo. Entretanto, para quem deseja apenas manter a saúde e ganhar massa magra, o Whey Protein leva vantagem.

Melhor horário para tomar creatina
A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

Se você não quer arriscar, evite ou diminua o consumo diário de café enquanto estiver fazendo a suplementação com a creatina. Lembre-se de que a cafeína também está presente na composição de outros tipos de bebidas e alimentos, como chocolates, refrigerantes, mates e chás.

A creatina não engorda (acúmulo de gordura). Mas é comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.

O desconforto com a creatina deve-se também ao risco de desidratação. Combine este efeito com um treino bem intenso, que o faz suar muito, e sofrerá com falta de hidratação. Portanto, certifique-se de que está totalmente hidratado e beba água alcalina.

Qual é a função da creatina? As principais funções da creatina são fornecer energia para os músculos e auxiliar no ganho muscular. Após cerca de 6 a 8 semanas de suplementação de creatina já é possível sentir os resultados da ingestão dessa substância.

A Creatine Turbo, da Black Skull, é a melhor creatina nacional do mercado com um bom custo benefício. Sua embalagem de 300 g serve 50 porções de 6 g, conforme é recomendada para consumo.

Se você pratica esportes e exercícios físicos de alta intensidade, faz uso de suplementação e fica na dúvida sobre a combinação entre creatina e cafeína, saiba que estudos indicam que os dois suplementos podem ser consumidos juntos, assim como a creatina com café.