Qual é o drible no handebol?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

O Drible é um fundamento básico do Handebol, trata- se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Handebol é a progressão com posse de bola.

Não é permitido o duplo drible, mas pode-se fazer uma sequência de três passos, drible, três passos, podendo em seguida arremessar ou passar a bola. Também é permitido caminhar picando a bola.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.

substantivo masculino Ato ou efeito de driblar, de fazer fintas com a bola ou com o corpo, buscando enganar o atleta adversário; finta: deu um drible no goleiro e marcou o gol.

[ Desporto ] Dar toques sucessivos na bola, batendo-a para o chão (ex.: driblar a bola; driblou antes de encestar). [Equivalente no português do Brasil: quicar.]

O drible é um importante gesto ofensivo, porque permite ao jogador progredir com a bola no campo, na direção pretendida. Mas não se deve abusar dele. É particularmente utilizado na progressão para o cesto ou quando não há nenhuma possibilidade favorável de passe ou lançamento.

Na forma de execução, os arremessos podem ser classificados como: com apoio, em suspensão, com queda e com rolamento.

drible no handebol significa driblar, quicar a bola. Já a finta se refere a começar a passada ou dar a impressão de que vai para um lado e mudar a trajetória para outro.

A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola, e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela.

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos.

Alemanha

O handebol, como hoje é praticado, foi introduzido aproximadamente em 1890 na Alemanha e recebeu o nome de Raftball, sendo aprimorado para estrear em campo em 1912, e expandindo-se fortemente durante o período da Primeira Guerra Mundial (1915-1918).

Lionel Messi
O argentino do Barcelona é o mais driblador, segundo a galera. Rápido, eficiente e com uma disputa apertada, ganhou o primeiro lugar com 89,5% dos votos.

Elástico, drible da foca, carretilha são alguns dos dribles mais famosos no Brasil e ao redor do mundo. Muitos desses foram inventados por brasileiros, como o elástico, que ficou conhecido por meio dos pés de Rivellino.

Os principais Fundamentos Técnicos do Handebol são: a Empunhadura, a Recepção, o Passe, o Arremesso, o Drible e a Finta.

"Roleta" ou 360
Esse drible consiste em parar a bola com um pé, e puxar o outro sobre a bola, dando um giro de 360º graus. Esse drible era a marca registrada do francês Zidane, campeão do mundo pela França em 1998.

Sérgio Echigo

O drible foi inventado pelo jogador brasileiro descendente de japoneses Sérgio Echigo. Em uma entrevista, Rivellino afirma que "Echigo inventou o drible, mas eu tornei ele perfeito". O drible também foi utilizado por um grande número de jogadores brasileiros, como Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, entre outros.

A expressão dribble existe no inglês desde 1863, mas foi com os jogadores negros que a expressão ganhou notoriedade. Afinal, foi aí que o drible se tornou um “passo” mais importante do futebol, e apareceu como uma forma totalmente distinta e surpreendente de manejar a bola.

Essa finta também é conhecida como drible de corpo porque é apenas o seu movimento que engana o adversário, sem que seja preciso encostar na bola. Para fazer uma finta de corpo você deve avançar em direção ao adversário em passos curtos.

Independente da fala coloquial, o termo correto é driblar.

Ao driblar, use a parte interna do pé direito se quiser cortar para a esquerda (e vice-versa) e movimente a bola depois que a outra perna estiver na frente da bola. A bola mudará de direção em quase 60 graus, permitindo que você corte para dentro da área ou coloque seu defensor para o lado errado.