Qual é o documento que comprova atividade rural?

Perguntado por: nmaia6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Licença de ocupação/permissão INCRA: licença de ocupação ou permissão outorgada pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), ou qualquer outro documento emitido por esse órgão, que indique o beneficiário assentado do programa de reforma agrária.

A autodeclaração rural é um dos principais documentos para a solicitação de benefícios destinados aos segurados especiais. É neste documento que a pessoa informa detalhes sobre o exercício da sua atividade rural.

A autodeclaração se constitui, basicamente, em um formulário que deve ser preenchido pelo postulante do reconhecimento do trabalho rural, dando detalhes do período que visa averbar como trabalhado na condição de segurado especial.

O trabalhador que deseja se aposentar por idade, apenas computando tempo rural, deve preencher dois requisitos: O exercício das atividades pelo período de 15 anos, comprovado por prova documental e testemunhal; Idade mínima de 60 anos de idade para homens, e 55 anos para mulheres.

Além da decisão do STJ, o trabalhador rural pode usar o tempo de trabalho no campo a partir dos 8 anos e usufruir dos próprios direitos. Para isso, basta contratar um escritório especializado para dar entrada em um processo de revisão de aposentadoria.

Para se inscrever no cadastro, o Produtor Rural acessará pela internet o Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE). Na aba de serviços selecionar "Produtor Rural" e clicar em "Solicitação de Inscrição de Produtor Rural Primeiro Estabelecimento".

O Produtor Rural Pessoa Física normalmente é aquele que possui uma pequena quantidade de terra e produz em pequena escala e não pretende expandir o seu negócio ou comercializar produtos em grande escala.

Definição de produtor rural: pessoa física ou jurídica que explora a terra, com fins econômicos ou de subsistência, por meio da agricultura, da pecuária, da silvicultura, do extrativismo sustentável, da aquicultura, além de atividades não-agrícolas, respeitada a função social da terra.

O formulário de autodeclaração é fornecido no site do INSS. Neste formulário, é obrigatório constar as seguintes informações: Se você era proprietário, arrendatário, possuidor, comodatário, parceiro, meeiro, usufrutuário, condômino, posseiro, assentado ou acampado da terra que trabalhava.

Tem direito à aposentadoria rural quem conseguir comprovar 15 anos de atividade rural, mesmo sem contribuição, e completar a idade de: 55 anos de idade se for mulher; 60 anos de idade se for homem.

Algumas vezes, o trabalhador rural pode ser considerado considerado um Segurado Especial e pode se aposentar mesmo sem contribuir. Assim, comprovando o trabalho rural feito ao longo da vida de forma individual, ou com auxílio da família, é possível fazer a solicitação no INSS.

Em 2022, o valor do benefício é de R$ 1.212,00.

  1. Pedir o benefício. Entre no Meu INSS; Clique no botão“Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

O que é? Emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) comprovando que o imóvel rural está cadastrado no Incra.

O QUE É INSCRIÇÃO DO PRODUTOR RURAL? É o registro do produtor rural no cadastro do ICMS, seja este produtor pessoa física ou jurídica, proprietário ou não de imóvel rural e que realize, com habitualidade, operações de circulação de mercadorias.

A CPR pode ser emitida por produtores rurais pessoas físicas e jurídicas (exceto beneficiários do Pronaf) e suas cooperativas agropecuárias. Os emitentes das CPR devem atender as condições gerais de crédito definidas pelo Banco para aquisição do título.

Todo produtor rural do Estado de São Paulo é obrigado a inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), em substituição à Declaração Cadastral de Produtor (DECAP), para comercializar sua produção.

Qual é a diferença entre o produtor rural e o agricultor? Segundo a Empresa Nacional de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agricultor é um pequeno produtor rural que pratica atividades agrícolas para a própria subsistência, tendo a família como mão de obra principal.

Então, o MEI Rural é aquele Microempreendedor Individual que pode exercer atividades rurais/agrícolas formalizadas, assumindo obrigações e adquirindo direitos.

O que é um pequeno produtor rural? Os profissionais desta área, na maioria das vezes residem na zona rural e tem posse rural não superior a 50 hectares, eles exercem as funções mediante o trabalho pessoal e de sua família.