Qual é o doce mais antigo do Brasil?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Os primeiros doces genuinamente brasileiros foram o pé-de-moleque, a paçoca, a rapadura, a cocada, o quindim e os bolos de mandioca.

asure

Se acreditarmos na versão, trata-se do doce mais antigo do mundo. Chama-se asure (em turco) ou ashure, palavra derivada do árabe ashura, que significa décimo.

Paçoca, doce de abóbora, pudim, bolo de rolo, goiabada e vários outros quitudes surgidos ou melhorados no Brasil. O Brasil pode ser conhecido pelo samba, pelo churrasco e pela caipirinha, mas os doces da nossa terra também conquistam corações (e estômagos, é claro).

Os primeiros registros quanto aos doces datam o século I a.C: o grande filósofo romano Cícero cita ter comido na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, descrição que imediatamente faz pensar a um dos doces ...

Os doces em sua maioria surgiram vinculados à comemorações, histórias de amor, vitórias e assim por diante, porém não podemos comparar as receitas anteriores a 1200-1300 d.C. aos doces que conhecemos hoje. Foi um longo caminho, literalmente séculos de história, para chegarmos aos dias atuais.

Na Índia do século 5, aproximadamente. Foi lá que se desenvolveu a técnica de solidificar o caldo extraído da cana-de-açúcar e transformá-lo em cristais granulados. Um dos primeiros nomes que a novidade recebeu foi “sarkara”, que significa, em sânscrito, “areia grossa”.

Os portugueses também introduziram o açúcar, que teve importância histórica na economia do Brasil. A partir disso, a culinária adotou os doces de ovos e das mais diversas frutas. Assim, surgiu a goiabada, a marmelada e a cajuada, bem como os docinhos de festas comuns em aniversários e casamentos.

Antes do açúcar se tornar um produto acessível, as duas únicas fontes de sabor doce no mundo eram o mel e a cana. Ao que tudo indica, foi pela Índia, por volta do ano de 325 a.C., que o caldo de cana entrou para a história (e o paladar) ocidental.

No Brasil, as confeitarias chegaram por volta dos anos 50 e 60, vindos principalmente da França. Nessa mesma época, os confeiteiros estrangeiros traziam a técnica do manuseio do chantilly, da massa folhada, do fondant e produziam seus produtos em padarias, pois confeitarias, exclusivamente, eram extremamente raras.

Chocolate Surpresa, pirocóptero, Huevitos, Mocinha, pirulito do Zorro e Chocolápis estão entre os doces que dão saudade das décadas de 1980 e 1990. Você já abriu um guarda-chuvinha de chocolate com toda a delicadeza para não quebrar a ponta?

Na língua portuguesa, sobremesa decorre da construção morfológica de sobre + mesa, com sobre significando após, depois, aquilo que sucede e mesa significando a refeição principal que se consome à mesa. Portanto, sobremesa significa depois da mesa ou aquilo que sucede a refeição principal.

É perceptível que o doce que os brasileiros mais gostam é o brigadeiro. A tradicional sobremesa brasileira é uma das mais famosas no mundo. Existem vários vídeos de estrangeiros reagindo ao doce ou mesmo tentando fazer a receita. Mas antes mesmo do brigadeiro, o chocolate é o mais amado pelos brasileiros.

Entretanto, para os historiadores, o primeiro doce surgiu a partir de um pão que, com o passar dos anos, foi acrescido mel, frutas e temperos aromáticos. Acredita-se que essa receita surgiu com a culinária romana, em que se preparavam bolos com farinha, vinho e aveia, resultando em ótimas iguarias.

A confeitaria brasileira teve o seu inicio em Portugal, pois o país era o maior produtor de ovos da Europa. No entanto apenas as claras possuíam relevância, pois eram utilizadas para engomar roupas dos aristocratas e clarificar o vinho branco.

Egito Antigo

A história do bolo começa no Egito Antigo
Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

Nestlé

A empresa de maior destaque é a gigante Nestlé, segundo a Candy Industry. Em 2009, a receita líquida somou 11,393 bilhões de dólares.

O chef mais famoso do início do século XIX foi Marie-Antoine Carême, também conhecido como Antonin Carême, que viveu de 1784 a 1833. Carême elevou os trabalhos de cozinheiro e confeiteiro à profissões respeitadas. O livro de Carême, Le Pâtissier Royal, foi a primeira explicação sistemática da arte da confeitaria.