Qual é o DIU mais saudável?

Perguntado por: lconceicao7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A eficácia do DIU de cobre é de 99,2% a 99,4%, e esse índice sobe para 99,8% no DIU hormonal. Para se ter noção, a laqueadura tubária – método irreversível que liga as trompas – tem uma eficácia de 99,5%. O DIU também é um método mais eficaz que a pílula anticoncepcional.

O dispositivo de cobre não oferece nenhuma alteração corporal, ou seja, não engorda e não emagrece, pois ele não possui substâncias que são expelidas na corrente sanguínea.

DIU com cobre
No geral, a desvantagem é que o DIU de cobre pode aumentar os dias e a intensidade do fluxo menstrual e das cólicas. "Com anticoncepcional, eu tinha cólicas fortes. Nos primeiros meses do DIU piorou absurdamente.

Os sintomas mais frequentes relacionados ao uso do Mirena são dor de cabeça e dor abdominal/pélvica. Também são considerados efeitos adversos comuns: acne, aumento de pilificação (crescimento exacerbado e desmoderado de pelos no corpo), enxaqueca e alterações do humor.

Quando o DIU atravessa o útero para a cavidade abdominal, sua retirada é por meio de cirurgia. Outro risco é o aumento do fluxo menstrual e cólicas severas em algumas mulheres com o uso do DIU de cobre. Em situações como essa, quando não há melhora após 1 ano, o dispositivo é substituído pelo hormonal.

Existem quatro tipos de DIU: prata, cobre, Mirena ou Kyleena . O disponível no SUS é o de cobre, que é livre de influência hormonal.

Qual a eficácia? Ambos têm uma taxa de falha muito baixa. O DIU de cobre tem falha de 0,6% a 0,8% ao ano, enquanto o Mirena tem de 0,2%, anualmente.

Existem basicamente dois tipos de DIUs: o DIU mais antigo (de cobre), e o DIU hormonal (Mirena). A principal diferença entre eles está no efeito sobre a menstruação. Enquanto o DIU de cobre aumenta o fluxo menstrual (podendo causar ou piorar a cólica menstrual), o DIU hormonal (Mirena) deixa a mulher sem menstruar.

3. Qual é o mais seguro, a pílula ou o DIU? O DIU é o melhor contraceptivo. Enquanto a pílula tem um índice de falha de 6%, o do DIU fica entre 0,2% e 0,8%.

Se você pensa em adotar esse método de proteção, pode ficar tranquila quanto às lesões de acne. De acordo com a médica, O DIU de cobre não tem nenhuma relação com a formação de espinhas.

DIU Hormonal ou Mirena
É indicado para mulheres que sofrem com cólicas e fluxo menstrual intenso, já que a progesterona diminui o processo inflamatório local, amenizando o ciclo e reduzindo os desconfortos. O dispositivo de cobre, por outro lado, pode piorar a condição por conter substâncias inflamatórias.

O DIU Mirena tem sua ação baseada em hormônios. Por essa razão, o dispositivo pode causar alguns efeitos colaterais transitórios. Isso significa que eles tendem a diminuir ou cessar completamente após a adaptação do organismo a nova dosagem hormonal que vai receber.

O DIU de cobre é indicado para mulheres que não desejam interrupção do seu ciclo menstrual, e para aquelas que não querem ou não podem utilizar hormônios. Ele não incomoda durante as relações sexuais, e pode ser utilizado mesmo por mulheres que nunca engravidaram, por adolescentes e durante o período de amamentação.

Verifique o fio do DIU após cada período. Para fazer isso, insira um dedo na vagina e sinta o colo do útero, que está no topo da vagina e sente-se mais do que o resto da vagina. Você deve ser capaz de sentir o fio fino e plástico saindo da abertura do colo do útero.

Por não utilizar substância hormonal, o uso do DIU de cobre não suspende a menstruação. No entanto, em alguns casos, o fluxo pode aumentar nos primeiros 6 meses de adaptação, acompanhado de cólicas. A validade do uso do DIU de cobre é de 10 anos, de acordo com o modelo escolhido.

O DIU tem contraindicações
Ele não deve ser utilizado por mulheres que possuem alguma malformação no útero, útero muito pequeno ou infecções uterinas recentes. Ele também não é indicado para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual.

Retenção de líquido: logo após a colocação do DIU Mirena é possível que ocorra inchaço causado por retenção de líquido e até mesmo surgimento de acne. Os desconfortos, no entanto, normalmente somem sem tratamento após os três primeiros meses de adaptação.

Continuar lendo Qual o DIU mais moderno?