Qual é o ditado da mentira?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

“Nada enfurece tanto o homem como a verdade”. “São necessárias muitas mentiras para sustentar uma”. “É bom mentir, mas não tanto”. Provérbio chinês: “Meia verdade é sempre uma mentira inteira”.

Uma mentira pode salvar seu presente, mas condena seu futuro. As palavras podem mentir, mas as atitudes sempre falam a verdade. Uma mentira coloca em dúvida todas as verdades. Não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna.

A mentira é a mãe da decepção e gera a infelicidade alheia, esfria e destroi qualquer relacionarmento, seja entre casais, entre colegas de trabalho ou na vida comunitária. A mentira é um tapa na cara de quem confia na pessoa que mente de forma corriqueira e que acaba enleada nas teias de sua própria simulação.

Em Provérbios 6:16-19, Deus mostra seis coisas que ele odeia e uma que abomina: “olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.

Quando um não quer, dois não fazem. Quando um não quer, dois não podem. o outro tem que insistir!" Quando um não quer, o outro faz sozinho e faz melhor, pois não tem palpite para atrapalhar.

Isso varia de acordo com o nervosismo e tensão do mentiroso durante a fala, mas é comum que a boca fique seca, segundo o perito. Coceiras - Outro sintoma da mentira é a coceira. O cérebro recusa a história falada e provoca estímulos que podem levar a mão à boca, ouvidos e cabeça.

Principais consequências
A falta de confiança destrói amizades e relacionamentos e “se a doença continua a progredir, a mentira pode tornar-se tão grave que eventualmente pode causar problemas de ordem social, psicológica e até legal”, alerta a psicóloga.

Perda da autoestima. Mentir para quem se ama pode até ajudar a curto prazo, contudo ela pode ser uma armadilha para a autoestima de quem está sendo enganado. Quem descobre a mentira pode ter sua autoestima abalada, podendo muitas vezes não ter volta.

Existem três tipos de mentiras, dizia o primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli: as mentiras, as mentiras deslavadas e a estatística. O dito tem o mérito de alertar para um tipo de mentira que se esconde sob o manto do rigor científico.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Um mentiroso natural reconhece seus erros, sabe de suas atitudes e se pegos na mentira, se sentem envergonhados, se arrependem do ocorrido. Ao contrário dos psicopatas, eles não se utilizam da mentira para prejudicar outras pessoas.

Para especialistas, é uma demonstração clara de ansiedade causada pela mentira. O nervosismo leva o mentiroso a tensionar os músculos. A pessoa pode segurar algo com força até os nós dos dedos ficarem muito brancos ou então apertar partes do próprio corpo, como os braços, sem notar.

O mitômano é aquela pessoa que mente compulsivamente, sejam pequenas mentiras “inofensivas” até histórias mirabolantes extremamente detalhadas.

O significado de falsidade está relacionado a tudo o que diz respeito à mentira, à calúnia, à enganação, à deslealdade. Falsidade é um substantivo feminino que nomeia aquilo que não é verdadeiro, é aquilo em que há mentira, hipocrisia, fraude, adulteração.

Mas por que o sete é conta de mentiroso? Provavelmente o ditado, que veio da tradição hebraica, deveria ter outra redação: sete é a conta do Mentiroso, uma vez que Mentiroso, variação de Caluniador e Acusador, é um dos cognomes de Satanás. Em suas contas, o Mentiroso dá deslavada preferência pelo sete.