Qual é o ditado correto de quem pariu Mateus que balance?

Perguntado por: lcardoso9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Esta popular expressão já ganhou diferentes versões no decorrer dos anos. Mas afinal, qual é a certa? (E há uma certa?) Há quem diga que a versão correta é "Quem pariu mantém e balance", e que a frase teria passado por mudanças conforme o ditado foi se espalhando.

“Quem tem boca vai a Roma.”
Neste caso, o erro é, na verdade, o acerto. Apesar de muitas pessoas concordarem que o correto é “Quem tem boca vaia Roma!”, fazendo referência a vaiar a cidade sede do império romano, especialistas afirmam que não é bem assim.

Atribui-se inúmeras origens ao ditado popular “quem pariu Mateus que o embale”. Há quem diga que se refere à má escolha, por parte de Jesus, do cobrador de impostos Mateus para seu time de apóstolos. Fala-se também que decorre do costume machista de que a mãe seja a única responsável pelo trabalho de cuidar dos filhos.

As aparências enganam
Esta é uma das expressões populares mais conhecidas da nossa lista e significa que uma pessoa pode aparentar ser algo, mas, na verdade, ser totalmente o contrário. Ou seja, não devemos julgar ninguém só pelo o que aparenta ser.

“Quem tem boca vai a Roma”, todos nós , várias vezes na vida escutamos esse famoso ditado. O ditado popular quer dizer que, quem procura acha, quem deseja alcança os seus objetivos. Porque basta perguntar e ir em direção ao destino, ao próprio sonho.

Significado: Você deve se virar como puder, com os recursos que tem, para alcançar seus objetivos. Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino. Significado: Quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar.

“Ditado” é um exercício onde a criança escreve no papel o que o professor ou um dos pais está falando. Essa é uma forma útil de se avaliar o grau em o aluno está no seu vocabulário e ortografia. Praticar esta atividade traz vários benefícios para o desenvolvimento em todos os aspectos do aprendizado escolar.

Todavia, não podemos deixar de dizer que a forma correta desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma”.

Registros apontam que os provérbios e ditados já eram usados há tempos, na época Antes de Cristo (a.C.). Filósofos, rei, rainhas e pensadores recorriam a estas expressões que passaram por vários períodos históricos e continuam em uso. Os provérbios e ditados são usados no mundo todo.

Eu me sinto voando como se fosse um pássaro e mais vale prevenir porque nem sempre dá pra remediar, mas vale voar… bom, a ideia é essa!" Nessa o herói se atrapalhou entre "é melhor prevenir do que remediar" e "mais vale um pássaro na mão do que dois voando".

A expressão “filho de peixe, peixinho é”, muito comum no nosso dia a dia, significa que alguém é muito semelhante ao pai ou à mãe, em aparência ou personalidade. Em inglês, se quisermos dizer a mesma coisa, existe mais de uma opção.

1. Quem é vivo sempre aparece. Expressão usada para quando se encontra alguém depois de muito tempo. Dizer que está há muito sem ver a pessoa.

Significado de Ditado
Ato de dizer algo em voz alta para que outra pessoa escreva, geralmente para testar sua escrita sem erros; texto que deriva dessa ação: vou fazer o ditado agora; ainda preciso corrigir os ditados da turma.

14. Cobra que não anda, não engole sapo. Aqui é afirmada a necessidade de corrermos atrás daquilo que queremos, traçarmos objetivos e lutarmos para conquistá-los. Se não fizermos isso, se não houver esforço, não vamos conseguir avançar.

Quem vê cara não vê coração. Esta expressão, tão popular, é usada quando queremos dizer que algo ou alguém nem sempre é aquilo que aparenta. Esta frase pode até estar correta em certo sentido, porém a ciência tem mostrado cada vez mais que quem vê cara, vê muita coisa!

O que é Quem tem filho grande é elefante:
Expressão para quando alguém lhe pede algo e você não tem obrigação de ajudar.

Originalmente, o provérbio era “Quem tem boca vaia Roma”, com o verbo vaiar, em vez de ir. Isso porque a plebe e os escravos acreditavam que a cidade de Roma merecia vaias por causa de seu imperador, Júlio Cesar, cuja opinião ninguém podia contrariar.

Quem tem boca 'vai a Roma' ou 'vaia Roma'?
No provérbio, usado em vários idiomas, o correto é usar o verbo 'ir'. O professor Pasquale esclarece dúvidas sobre outras expressões comuns no Brasil.

Em "Quem tem boca (ou "Sabrina') vai a Roma", por exemplo, o "a" que antecede "Roma" não pode receber acento grave por uma razão muito simples: não ocorre crase, ou seja, o "a" não resulta da fusão de coisa alguma. Quem tem boca vai a algum lugar. E chega de "a"!

Trata-se de ditado popular que significa que "quem tem de cuidar de pessoa já adulta, barbada, é a própria pessoa, não outrem."

Passar manteiga em focinho de gato
Aconselhar em vão ou fazer o bem a quem não manifesta a mínima gratidão; fazer algo em vão, perder tempo. Expressões equivalentes: Passar manteiga em venta de gato; Passar manteiga em focinho de cachorro; Passar manteiga em venta de cachorro.