Qual é o dispositivo responsável por proteger os circuitos as pessoas e os equipamentos elétricos contra correntes de surto?

Perguntado por: rcarvalho7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Disjuntor protege circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

O que é um dispositivo DR? O dispositivo DR, ou Dispositivo Diferencial Residual, é responsável pela proteção contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto.

Dispositivos que podem fazer a proteção de sobrecarga e curto-circuito, são: - Disjuntor NBR IEC 60947-2 ou NBR IEC 60898; - Fusível tipo gG, conforme NBR IEC 60269-1/2/3.

A sigla DPS é para Dispositivos de Proteção contra Surtos. Esses, por sua vez, são equipamentos que conseguem detectar sobretensões transitórias na rede elétrica.

Quais são os dispositivos de proteção elétrica?

  • Disjuntores. ...
  • Interruptor Diferencial Residual (IDR ou DR) ...
  • Dispositivo de proteção contra surtos (DPS) ...
  • Conclusão. ...
  • Posts Relacionados.

Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.

IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.

Minidisjuntor. Um dos equipamentos de proteção elétrica mais conhecidos, que você com certeza já ouviu falar, é o disjuntor, ou minidisjuntores, tipicamente utilizados em instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais. Sua função é proteger fios/cabos e equipamentos elétricos contra sobrecorrentes.

O IDR, também conhecido como DR, é um dispositivo presente nas instalações elétricas que tem a função de detectar as correntes de falta. Além disso, protege o sistema de descarga elétr, para evitar acidentes com os usuários. Por isso, o valor limite de corrente diferencial tolerada por ele é de 30mA.

Esses equipamentos precisam ser fabricados com materiais resistentes a arcos elétricos e chamas, protegendo a região dos olhos. É um item fundamental, sendo de responsabilidade do profissional a conferência diária e periódica da sua conservação.

Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração.

Segundo a norma, os principais dispositivos de segurança elétrica para instalações prediais residenciais ou industriais são: fusíveis, DPS (dispositivos de proteção de surto ou de sobretensões), DR (diferencial residual) e DTM (disjuntor termomagnético).

Os dispositivos de segurança mais comuns são os fusíveis e os disjuntores. Com finalidade de proteger a instalação, os fusíveis são feitos de chumbo e estanho, que se fundem quando atravessados por uma corrente elétrica maior que a suportada pelo circuito.

O Dispositivo de Proteção contra Surtos, normalmente chamado pela sigla DPS, também é conhecido como Protetor de Surto ou Supressor de Surto e tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.

Dispositivo DR: Como Funciona? O dispositivo DR monitora a corrente elétrica de um circuito e quando há uma fuga dessa corrente, ele age rapidamente (em torno de 7ms ou 0,007s) para seccionar o circuito. Mas como ele monitora a corrente elétrica? Ele realiza esse monitoramento usando basicamente uma bobina elétrica!