Qual é o disjuntor mais forte?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

É um modelo de disjuntor mais robusto que tem a princípio as mesmas proteções dos mini disjuntores, mas disjuntores caixa moldada suportam curtos-circuitos muito mais fortes.

As melhores marcas de disjuntores são: Siemens, Steck, Soprano e Lorenzetti. Para fazer a escolha certa, você deve observar quais são as particularidades de funcionamento e os sistemas em que serão instalados os disjuntores, a fim de analisar se as características de cada um vão atender às necessidades.

Disjuntor monopolar 70A é um interruptor automático que protege os circuitos elétricos das instalações, desarmando assim que identifica correntes de curto-circuito ou sobrecarga.

Indicamos o uso de disjuntor monopolar de classe B de 40A para este equipamento. Consulte seu eletricista.

50A

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm².

A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 70 Àmperes em circuito trifásico.

Usar os cabos com as seguintes bitolas mínimas: 6A e 10A - 1.5mm / 16A e 20A - 2,5mm / 25A - 4,0mm / 32A - 6,0mm / 40A e 50A - 10mm / 63a - 16mm.

40A

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Disjuntor termomagnético

Disjuntor termomagnético
Ou seja, esse é o modelo mais completo e que oferece mais segurança para a instalação elétrica. Não à toa, esse é o tipo de disjuntor mais comum em casas e comércios, já que permite ligar e desligar circuitos e protege contra aquecimentos, sobrecargas e curtos.

O chamado de NEMA (preto) é fabricado de acordo com a norma RTQ contida na portaria do INMETRO 243 (utilizado em instalações padrão norte-americanas). O chamado DIN (branco) é fabricado de acordo com a norma da ABNT NBR NM 60898 (utilizado em instalações padrão europeu).

Calculando o disjuntor geral
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.

É utilizado em sistemas elétricos que demandam potência elevada e alcançam até 100 amperes. É utilizado para proteção de equipamentos contra falhas na rede elétrica, desvios, curtos-circuitos e outros. Serve muito bem quando existem equipamentos que necessitam de cuidados em relação à energia.

Se ela for maior do que o disjuntor suporta, ele ficará sobrecarregado e vai desligar automaticamente. Além disso, é possível que a falha esteja na fiação. Caso o chuveiro tenha potência superior ao que os fios suportam, pode ocorrer um superaquecimento.

Disjuntor desarmando depois de um tempo: Quando um disjuntor desarma com frequência existe a possibilidade da conexão do disjuntor com a fiação estar mau isolada ou frouxa. Para resolver o problema, é necessário isolar novamente a conexão.