Qual o disjuntor ideal para chuveiro de 6800W?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 31 de maio de 2023
4 / 5 14 votos

Então, qual disjuntor ideal para chuveiro?

Tensão do chuveiroPotência do chuveiroMelhor disjuntor
220\230V2500W15A
220\230V4500W25A
220\230V5500W30A
220\230V6800W35A

Para chuveiros de 5500w de potência e 220v de tensão, o disjuntor deve ser bipolar de 32A, e a fiação de 4mm.

Grande parte das pessoas acaba fazendo as “emendas de prolongamento” nos cabos do chuveiro, e acabam não apertando direito (deixando com folga). E isso acaba derretendo o fio do chuveiro porque, com essa emenda mal feita, o cabo não aguenta a quantidade de corrente elétrica.

R: Sem problema pode colocar. Observação a fiação que suporta 6800W suporta também 7800W.

É possível que isso ocorra porque o disjuntor é termomagnético, isto é, acionado por calor ou magnetismo. O acionamento por calor ocorre normalmente porque a dimensão dos cabos é incompatível com o consumo do aparelho, por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas está ligado em cabos de 4 mm².

Agora, se você colocar um disjuntor maior que o necessário, ele ele irá suportar uma carga muito maior e que não vai desarmar em caso de um superaquecimento, por exemplo. Isso poderá, na pior das hipóteses, causar o derretimento do revestimento do fio e, na sequência, transformar essa energia em fogo.

Disjuntor Monopolar 32A São dispositivos que servem para proteger a instalação em casos de curtos-circuitos, ou quando há excesso de corrente elétrica (sobrecarga).

O Disjuntor Unipolar Alumbra C32/1 ALBR3 Curva C 3kA 32A é ideal para instalações elétricas em residências ou industrias em geral, ideal para circuitos com apenas uma fase, como iluminação e tomadas de sistemas monofásico de 127V ou 220V, garantindo qualidade e uma total segurança.

Veja um exemplo de um chuveiro com tensão de 127V e 5400W, na nossa tabela o mais próximo que temos é a potência de 5500W, como este chuveiro deve ser ligado em 127V, o disjuntor usado deve ser o de 50A.

Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção. Para um sistema trifásico, utilize um tripolar.

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes.

O principal motivo que pode estar causando a queda do disjuntor quando os dois chuveiros são ligados ao mesmo tempo é a sobrecarga do sistema elétrico.

Como fazer para o fio do chuveiro não derreter

  1. 5.1 1 – Dimensione corretamente sua instalação.
  2. 5.2 2- Revise os pontos de conexão.
  3. 5.3 3 – Jamais faça extensões utilizando o circuito do chuveiro.
  4. 5.4 4 – Emenda com conector.
  5. 5.5 5 – Emenda direta.

Emenda com conector: Esse método é o mais simples, rápido e eficaz, dando oferecendo até mais praticidade na hora de substituir o chuveiro caso necessário, esse método consiste em instalar conectores de cerâmica de múltipla conexão.

A emenda pode derreter conforme os cabos de cobre esquentam durante a condução elétrica, e pode até pegar fogo. Por isso NÃO recomendamos fazer a emenda elétrica. A melhor opção nesse caso, é instalar um terminal de louça para chuveiro.

R: E 7800w esquenta mais a água que a 6800w. Em relação ao consumo acredito que seja semelhante.

Chuveiro 6800 Watts (W)
Esse já é um chuveiro um pouco mais potente e que, normalmente, conta com 4 opções de temperatura: máxima, intermediária 1, intermediária 2 e zero. Para esse modelo, a potência máxima que pode ser vendida é 6800W para 220V.

Caso ele seja maior do que a capacidade do seu chuveiro, a água não vai esquentar o suficiente.

As melhores marcas de disjuntores são: Siemens, Steck, Soprano e Lorenzetti. Para fazer a escolha certa, você deve observar quais são as particularidades de funcionamento e os sistemas em que serão instalados os disjuntores, a fim de analisar se as características de cada um vão atender às necessidades.

Principais fatores que promovem o aquecimento excessivo : - Formação de resíduos sólidos entre as superficies dos contatos fixo e móvel : o impedimento que as superficies fiquem em contato pleno faz aumentar a resistencia de contato , aumentando assim a energia formada no ponto e consequentemente o aumento do calor.

Cada vez temos mais aparelhos eletrônicos em nossas casas, e se ela não tem capacidade para suportar manter os aparelhos ligados, a sobrecarga acontece. Quando isso acontece, o disjuntor desarma e a queda de energia funciona como um sinal para você identificar qual aparelho pode ter ocasionado esse pico de energia.