Qual é o discípulo que Jesus amava?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

João

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

Pedro

' Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'.

São João Evangelista

São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo. Escapou miraculosamente. Então foi exilado na Ilha de Patmos, no Mar Egeu, que era um lugar de banimento de pessoas. Ele morreu em Éfeso no ano 103, com 94 anos.

Tiago, Irmão do Senhor

Tiago, Irmão do Senhor.

Qual apóstolo era casado? Como já foi dito, com toda certeza podemos dizer apenas que o apóstolo Pedro era casado. Isso quer dizer que, nominalmente, ele é o único dos apóstolos que aparece casado.

Pedro

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

O discípulo João, que antes estivera à mesa da ceia, em momentos celebrativos, agora está ao pé da cruz, parado ao lado da mãe de Jesus, possivelmente amparando esta mulher que chora a dor de seu filho.

Jesus gostava muito de ensinar. Segundo Duquesne (1995) nos evangelhos foram registradas cerca de 50 parábolas. Ele usa o termo cerca, pois algumas eram tão curtas um ou dois parágrafos, que não se sabe se conta ou não como uma figura de linguagem.

O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.

Pedro fez parte dos discípulos mais íntimos de Jesus, tendo se dedicado a Jesus com zelo extremado, marcado por atitudes impulsivas, como quando usou a espada para defender seu mestre.

Na famosa passagem de Mateus 16.18, Jesus diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” e logo depois lhes dá as chaves do reino.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

A proximidade entre Jesus e João foi revelada quando Jesus declarou a Sua mãe que João era seu filho, e a João que Maria era sua mãe. Isso não apenas mostrou o amor altruísta de Jesus por Sua mãe, até o último suspiro, mas também demonstrou Seu afeto pessoal por João.

João

Visão geral do livro
Se você sempre se perguntou do por que o Discípulo de Cristo, João, não morreu martirizado, você encontrará a resposta neste livro.