Qual é o dinossauro que tem 500 dentes?

Perguntado por: imaciel . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Diplodocus

Paleontólogos americanos revelam nova espécie de dinossauro com 500 dentes. O animal, cujo nome presta homenagem ao seu descobridor, Philippe Taquet, é um parente mais pequeno dos Diplodocus e mede entre 13 e 15 metros.

Conhecido como “rei lagarto tirano”, esse gigante possuía cerca de 60 dentes enormes, atingindo até mais de 20 centímetros.

O nome é uma clara referência ao seu visual. Ao contrário das demais espécies de tubarões, o contemporâneo dos dinossauros tem a cabeça arredondada e se assemelha muito a uma enguia. Além disso, sua boca possui nada menos do que 300 dentes muito finos e afiados, o que apenas deixa sua aparência ainda mais medonha.

Qual é o maior predador da história dos dinossauros terópodes? Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro.

Em um leito ósseo, a quantidade de dentes do Spinosaurus ultrapassa a de outros dinossauros em cerca de 150 vezes.

Triceratops

Triceratops X T-Rex
Já o triceratops tentaria desviar das mordidas e usaria os chifres para perfurar o inimigo — herbívoro, ele não mordia em combate. No final, o comprimento (14 metros do T-rex contra 9 metros do triceratops) e a força do tiranossauro o fariam vencedor.

O tiranossauro

O tiranossauro teve a mordida mais poderosa entre todas as criaturas que já habitaram a Terra, dizem cientistas. Estimativas anteriores a respeito da mordida deste predador pré-histórico indicavam que ela era muito mais modesta, se comparada com predadores modernos, como os jacarés.

O pteranodonte (do grego "voador sem dentes") é um pterossauro que está entre os maiores répteis voadores que já existiram, alguns indivíduos alcançando uma envergadura de mais de 7 m.

R$ 20,00

R$ 20,00.

O pteranodonte é um dos maiores pterossauros que existiram, marcado por uma longa crista e pela ausência de dentes. Acredita-se que eles costumassem voar em bando e planar sobre a superfície do oceano à procura de peixes que agarravam e engoliam com seus bicos.

A boca do Velociraptor era perigosa e ágil, e suas mandíbulas (inferior e superior) tinham cerca de 26 a 28 dentes cada uma.

O corpo musculoso desse dinossauro ultrapassava 12 metros — aproximadamente o tamanho de um ônibus escolar — do focinho até a ponta de sua poderosa cauda. Pesando até oito toneladas, o T. rex vagava por seu território sobre duas patas fortes e de cabeça erguida.

O T. rex é a única espécie do gênero tiranossauro reconhecida desde que o dinossauro foi descrito pela primeira vez em 1905. Um gênero é um agrupamento mais amplo de organismos relacionados do que uma espécie.

Um fóssil encontrado em uma pedreira alemã revelou uma nova espécie incomum de pterossauro que tinha mais de 400 dentes parecidos com ganchos ou com pontas de um pente fino.

Thyranossaurus rex

Uma tomografia computadorizada revelou que, apesar de pertencer ao grupo dos terópodes - em que predominam animais carnívoros como o Thyranossaurus rex -, a Berthasaura não tinha dentes. Era dotada de uma espécie de bico, com uma lâmina óssea bem desenvolvida na arcada superior.

A mordida esmagadora de um Tyrannosaurus rex conseguiria esmagar um carro, aplicando até seis toneladas de pressão nas suas vítimas indefesas.

Triceratops

rex e o Triceratops, e apesar de ter sido derrotado, o Triceratops ficou marcado para sempre como principal inimigo do T. rex.