Qual é o dinossauro mais raro do Brasil?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Batizada de Berthasaura leopoldinae, essa espécie de dinossauro terópode (bípede), de pequeno porte, com aproximadamente 1 metro de comprimento e 80 centímetros de altura, foi identificada após análise de um conjunto de fósseis encontrados no município de Cruzeiro do Oeste, no estado do Paraná, entre 2011 e 2014.

Uberabatitan ribeiroi
Ele viveu há aproximadamente 75 e 70 milhões de anos, durante o período Cretáceo Superior na região sudeste do Brasil.

Fósseis do maior dinossauro carnívoro brasileiro conhecido até agora foram identificados por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 'Grande Caçador', como foi apelidado, recebeu o nome científico Pycnonemosaurus nevesi .

Uberabatitan ribeiroi

Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli.

Patagotitan mayorum

O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Oxalaia quilombensis

Oxalaia quilombensis é a oitava espécie de terópode encontrada no Brasil e o maior dinossauro carnívoro ali descoberto.

Um fóssil de Meraxes gigas, como foi chamado o novo dinossauro, foi encontrado no que hoje é a região norte da Patagônia Argentina, revelando que a criatura tinha 11 metros de comprimento e pesava mais de quatro toneladas, segundo um estudo publicado na revista Current Biology na quinta-feira.

rex viveram na América do Norte, região nativa da espécie, possivelmente ao norte até o Alasca e ao sul até o México, em um período de dois a três milhões de anos.

Quando um asteroide do tamanho de uma cidade colidiu com a Terra há 66 milhões de anos, eliminou os dinossauros — e enviou um tsunami monstruoso ao redor do planeta, de acordo com uma nova pesquisa.

Os dinossauros viveram em todos os continentes do nosso planeta. São conhecidas mais de mil espécies desses animais. Vale destacar que os dinossauros que viviam no Hemisfério Norte eram diferentes dos que habitavam o Hemisfério Sul, estes eram maiores e mais primitivos.

Os enormes animais pré-históricos sumiram do planeta há cerca de 66 milhões de anos. Cientistas apontam mais de um fator para a extinção em massa.

A descoberta foi feita pelo paleontólogo e diretor do Museu de Paleontologia de Marília, William Nava.

Triceratops

rex e o Triceratops, e apesar de ter sido derrotado, o Triceratops ficou marcado para sempre como principal inimigo do T. rex.

titanossauros

O maior (e mais temido) dos dinossauros
Os titanossauros tinham quase 40 metros de comprimento e pesavam mais de 70 mil quilos. Eles eram também donos de uma das maiores pegadas já encontradas. Marcas do tipo de 77 centímetros foram descobertas no Deserto de Gobi, região do norte da China.

crocodilo Imperador o crocodilo Imperador é um parente distante do crocodilo que viveu durante o cretáceo.

Qual é o maior predador da história dos dinossauros terópodes? Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro.

Com apenas 5 a 6 metros de comprimento, nova espécie de herbívoro é um tipo de titanossauro nanico e está entre os menores saurópodes já descritos no mundo. Fósseis de uma nova espécie de dinossauro pescoçudo “anão” foram encontrados em Ibirá, no interior de São Paulo.

rex

rex, com sua grande cabeça e pernas possantes, poderia derrubar presas de grande porte sem muito problema. Seja como for, T. rex continua sendo o rei dos dinossauros para os 'dinoaficionados'.

O nome dele é abelissauro e viveu há cerca de 80 milhões de anos. Tinha 5 metros de altura, 7 metros de comprimento e 5 toneladas. Ele era um dinossauro enorme!

Espinossauro

Espinossauro, o dinossauro gigantesco que sabia nadar.

Megalodon

Entre esses ancestrais, um deles chama atenção pela fama de grande predador. Gigante, aliás – seu tamanho podia chegar a mais de 15 metros. Megalodon, o maior tubarão que já existiu, fez parte de um grupo conhecido e nomeado pelos grandes dentes.