Qual é o dinossauro mais antigo do mundo?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Seu nome científico, Mbiresaurus raathi, homenageia Mbire, um império histórico do povo shona, do Zimbábue, que já incluiu o local onde o fóssil foi recuperado. O dinossauro também foi batizado em homenagem ao paleontólogo sul-africano Michael Raath, cujo trabalho na década de 1990 contribuiu para sua descoberta.

O registro de fósseis de dinossauros antigos, que viveram há cerca de 230 milhões de anos, são extremamente raros e foram registrados, principalmente, no norte da Argentina, no sul do Brasil e na Índia.

Patagotitan mayorum

O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Batizada de Berthasaura leopoldinae, essa espécie de dinossauro terópode (bípede), de pequeno porte, com aproximadamente 1 metro de comprimento e 80 centímetros de altura, foi identificada após análise de um conjunto de fósseis encontrados no município de Cruzeiro do Oeste, no estado do Paraná, entre 2011 e 2014.

Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.

rex viveu entre 65 e 67 milhões de anos atrás na região que hoje é a América do Norte. Apesar de seu tamanho, seus fósseis são raros. Segundo um levantamento de 2021, apenas 32 exemplares adultos já foram descobertos até agora.

Little Prince

Batizado de Little Prince, o fóssil mantém parte importante da estrutura original do animal inalterada, algo raro.

Australopithecus

O esqueleto mais antigo de um ancestral humano, com cerca de 3,5 milhões de anos, foi descoberto em Sterkfontein, na África do Sul, segundo estudo publicado ontem na revista "South African Journal of Science". O achado é um Australopithecus, um gênero de ancestral do homem com características próximas às dos macacos.

233 mil anos

Os mais antigos fósseis já encontrados dos seres humanos modernos (Homo sapiens) têm ao menos 233 mil anos. Conhecidos como Omo I, esses restos petrificados – parte do crânio (reconstituição acima), vértebras da coluna e ossos dos braços e das pernas – foram achados em 1967 na Etiópia, leste da África.

Australopithecus descoberto em caverna da África do Sul viveu entre 3,4 e 3,7 milhões de anos atrás, ultrapassando Lucy, que viveu há 3,2 milhões de anos.

Qual é o maior predador da história dos dinossauros terópodes? Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro.

A paleontóloga reforça que, hoje, não existe nenhum outro dinossauro na Terra a não ser as aves, pois graças às penas e asas, eles conseguiram voar e sobreviver às consequências do meteoro que levou à extinção dos dinossauros não-avianos.

rex

rex, com sua grande cabeça e pernas possantes, poderia derrubar presas de grande porte sem muito problema. Seja como for, T. rex continua sendo o rei dos dinossauros para os 'dinoaficionados'.

Lourinhanosaurus

Lourinhanosaurus, ou o dinossauro mais bonito do mundo.

Alossauro

Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento.

Com base nos fósseis, os especialistas estimam que o animal tivesse mais de 10 metros de altura, podendo chegar até 15 metros. Com a descoberta, o espinossauro - primo do mais famoso carnívoro pré-histórico, o Tyrannosaurus rex - passa a ser o maior carnívoro a ter pisado em solo europeu da história.