Qual é o diminutivo e aumentativo de papel?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Lista com aumentativos e diminutivos

Grau normalGrau diminutivoGrau aumentativo
papelpapelucho, papelinho, papelico, papeletepapelão
patapatinhapatorra
pezinho, pezitopezão
pedrapedriscopedregulho

1. substância formada de matérias vegetais ou de trapos reduzidos a massa, e disposta em folhas, para se escrever, embrulhar, etc.

Diferença entre aumentativo e diminutivo
Se o grau aumentativo indica um tamanho maior do que a média, o grau diminutivo indica um tamanho menor do que a média. Além disso, o grau diminutivo também é usado para passar ideias de afetividade ou de desprezo, dependendo do contexto.

Nos diminutivos formados com os sufixos -zinho e -zito, assumem o plural o substantivo primitivo e o sufixo. Sendo assim, o plural de papelzinho é papeizinhos (papéi(s) + zinhos).

pãozinho (nome masculino) -

substantivo masculino Substância de origem vegetal e consistência pastosa que, seca sob a forma de folha, pode ser usada de várias maneiras: lenço de papel; papel de parede.

Quanto ao aumentativo de pedra, o Dicionário Eletrônico Houaiss regista pedregão (aumentativo irregular); e acolhe pedregulho, que é, entre outras coisas, «pedra de grandes dimensões».

papelpapel | adj.

As palavras lápis, caderno, caneta, aluno, aluna, giz, árvore e borracha não são usadas no grau aumentativo.

A palavra flor tem, em princípio, os aumentativos florão e florona. Contudo, florão é normalmente um ornato em forma de flor (cf.

panelona

panelona | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

sacolona | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Grau aumentativo é aquele que, além de indicar tamanho aumentado, também expressa exagero ou desprezo. Por exemplo: Foi quando, com a sua bocarra, o leão atacou sua presa. (indica tamanho)

1. Folha seca e fina feita com toda a espécie de substâncias vegetais reduzidas a massa, para escrever, imprimir, embrulhar, etc. 2. Dinheiro em notas ou letras de câmbio.

O sufixo “-inho” deve ser usado para as palavras terminadas por “s” ou “z” (lápis-lapisinho, cruz-cruzinha, rapaz-rapazinho).

onibusinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.