Qual é o dígito do Banco Itaú?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Código do Itaú Unibanco: 341.

Significado de Dígito
substantivo masculino Dedo. Qualquer dos números que se grafam com um único algarismo arábico (1 a 9 inclusive) e, em geral, o símbolo 0. Cada um dos elementos que se combinam para formar números, num sistema que não o decimal. Dígito binário, qualquer dos caracteres 0 ou 1, em notação binária.

Itaú: os dados de agência e conta estão localizados no verso do cartão, logo abaixo da tarja magnética. Os quatro primeiros algarismos são os da agência. Em seguida aparece o número da conta bancária com o respectivo dígito verificador.

O dígito da agência é o que aparece logo após o traço. Nesse caso, o número zero, ilustrado na imagem a seguir. Vale destacar que ele tem a mesma função que os dígitos das outras instituições financeiras. Ou seja, uma autenticação que evita fraudes e garante a segurança das operações realizadas.

O código do banco é um número formado por três dígitos que funciona como um número de identificação do agente financeiro. É ele que garante que os recursos serão enviados para a conta destino correta, evitando erros. Assim, na hora da compensação, não haverá dúvida sobre o destino do recurso.

O dígito verificador (DV) da conta, basicamente, é um código que valida o número da sua conta bancária e que, como já dissemos, está posicionado no final de uma sequência numérica , logo após o traço. Sua principal função é impedir que haja erros de transmissão de dados ou digitação, além de evitar fraudes.

O Dígito Verificador (DV) da conta é um código usado para validar se o número da conta existe ou não. O DV é composto por um ou mais algarismos, em geral números, posicionados ao final da sequência numérica que identifica o número da conta.

Segue abaixo, o padrão que os principais bancos trabalham hoje em dia: Itaú Agência: 4 dígitos. Conta: 5 dígitos + 1 dv.

Na hora de fazer uma transferência você só precisa informar o número da agência com 4 (quatro) números. O dígito não é necessário! Muitas vezes a culpa por esse erro é dos próprios bancos que informam o número da agência sem os quatro dígitos utilizados no padrão das transferências.

dígitodígito | n. m. | adj.

O Dígito Verificador, que pode ser encontrado logo antes da data de validade do cartão, serve para autenticação da conta. Ainda, é importante mencionar que o Dígito Verificador não interfere no número da conta bancária, é apenas calculado a partir deste e possui como única função a autenticação.

Para receber o benefício na conta bancária própria, o trabalhador precisará informar no ato da solicitação: o tipo de conta (corrente ou poupança), o número e o nome do banco, o número da agência com o respectivo dígito verificador (DV), e o número da conta de titularidade do trabalhador com o respectivo dígito ...

Geralmente, o número da conta vem na frente ou no verso do seu cartão. Ele é bem sinalizado e, no caso de agência e conta, ainda podem contar com o famoso “dígito da conta” ou “dígito verificador”. O dígito da conta é um número que fica sempre depois do traço e também compõe a conta bancária.

O agência no seu cartão representa qual agência física sua conta foi criada e onde você deve ser atendido com serviços amplos.

No cartão do Banco Itaú, o número da agência e conta localiza-se no verso do cartão. Não é obrigatório colocar o dígito da agência!

Independente de qual tipo de transferência você fará, seja TED ou DOC, o código do Banco Itaú é o mesmo. Assim, quando enviar ou receber dinheiro, deve primeiramente informar o número 341. Esse número é o código COMPE, que pode ser substituído pelo ISPB (Identificador de Sistema de Pagamento Brasileiro).