Qual é o Dia Mundial do yoga?

Perguntado por: ubaptista9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

21 de junho

O Dia Internacional do Ioga celebra-se anualmente a 21 de junho e procura evidenciar os benefícios que a prática desta modalidade produz no indivíduo, quer física quer mentalmente.

O Dia Internacional do Ioga, tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os muitos benefícios da prática. Publicado em 21 de junho de 2023 às, 10h02. Última atualização em 21 de junho de 2023 às, 10h03.

Organização das Nações Unidas (ONU)

O Dia Internacional do Yoga foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a prática milenar de equilíbrio para o corpo e a mente.

Patanjali

No seu livro “Ashtanga Yoga” (literalmente “os 8 membros do Yoga”), Patanjali - sábio indiano conhecido como “o pai do Yoga” - fundamentou e sistematizou as bases do yoga em 8 passos.

Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.

Brasil. No Brasil, o Ioga teve início em 1947 por iniciativa de Sêvánanda Swámi, um francês de nome verdadeiro Léo Costet de Mascheville. Criador do Sarva Yoga (Ioga Integral), apresentou seus ensinamentos em um Congresso no Rio de Janeiro, assistido também pelo brasileiro Caio Miranda.

A yoga chegou no Brasil no final dos anos quarenta graças a um francês, Sêvánanda Swámi, chamado Léo Costet. Ele criou a Sarva Yoga (yoga integral) e dava palestras no Rio de Janeiro para explicar as propriedades da yoga. Já no início da década de 50, Sêvánanda construiu um centro de yoga em Resende, RJ.

O Yoga não pode ser obrigatório e muito menos associado a nenhuma religião, a real natureza do yoga transcende religiões e dogmas, então esse é mais um motivo pelo qual não apoio essa data.

Yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos, e atualmente é conhecido não apenas como uma filosofia de vida, mas também como sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo.

A prática regular melhora todos os sistemas do corpo: ósseo, muscular, cutâneo, circulatório, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino, excretor e até o reprodutivo! Os asanas, as posturas de yoga, fortalecem todos os músculos do corpo.

A diferença não se restringe à grafia. Quando vemos a palavra yoga grafada com “y”, estamos diante de uma transliteração do sânscrito. Nesse idioma, yoga é uma palavra masculina, portanto, o correto é se referir como o yoga.

A yoga é uma técnica milenar que surgiu no oriente há mais de mil anos antes de Cristo, e tem como objetivo principal promover um equilíbrio emocional, mental e espiritual, ajudando as pessoas a se livrarem do estresse do dia a dia e de pensamentos negativos.

De acordo com a Associação Brasileira de Ioga, a atividade já é praticada por cerca de 500 mil adeptos no país, com tendência ao crescimento. Inúmeras pesquisas apontam novas vantagens para o organismo dos que praticam ioga.

A palavra “yoga” é originária do sânscrito Yuji, que quer dizer união ou jugo, e está relacionada a uma prática indiana que alinha o corpo e a mente. O primeiro a reunir os princípios do yoga foi Patanjali, em sua obra chamada Yoga Sutras.

A palavra yoga tem sua origem no sânscrito, língua antiga da Índia e Nepal, e sua raiz é “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”.

Respeitando-se sempre as condições de saúde física, emocional e mental do praticante, o Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa, devendo o professor observar a progressividade na execução dos exercícios e os limites do corpo. É indispensável o acompanhamento médico e do professor de Yoga.

Considerada por muitos como a principal ramificação do yoga, o estilo Hatha é a base da união entre o mental e o emocional. A prática agrega inúmeras intensidades, então todos podem adaptar seu corpo para o estilo, pois o foco é o equilíbrio para o dia a dia.