Qual e o dia mais longo do ano no Brasil?

Perguntado por: ireal4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

21 de dezembro de 2022

Os brasileiros terão o dia mais longo do ano neste 21 de dezembro de 2022. O acontecimento será nos países do Hemisfério Sul que passarão pelo solstício de verão. Esse fenômeno marca o início do verão, estação do ano com temperaturas mais altas e com mais chuvas.

Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

O acontecimento será nos países do Hemisfério Sul que passarão pelo solstício de verão. Esse fenômeno marca o início do verão, estação do ano com temperaturas mais altas e com mais chuvas. Hoje, o Hemisfério Sul atingirá seu pico de iluminação, demorando mais para escurecer.

É, na maior parte das vezes, o dia em que ocorre o solstício de Inverno, no Hemisfério Norte e o de Verão no Hemisfério Sul.

dia 21 de dezembro

O solstício de inverno de 2022, o dia mais curto do ano e o primeiro dia oficial do inverno acontece esta quarta-feira, dia 21 de dezembro (pelo menos, para uma boa parte do mundo).

Esta quarta-feira marca o início de uma nova estação e o dia mais longo do ano. Entenda o que é o Solstício de Verão e por que ele acontece. A tarde desta quarta-feira (21) marcou a última mudança de estação de 2022. A data, conhecida como solstício de verão, marca também o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

Datas dos solstícios e equinócios

Equinócio de outonoSolstício de verão
202220 de março às 12h3321 de dezembro às 18h48
202320 de março às 18h2522 de dezembro às 00h27
202420 de março às 00h0621 de dezembro às 06h21
202520 de março às 06h0221 de dezembro às 12h03

A estação começa logo após o chamado solstício de inverno, que representa o dia com menos horas e a noite mais longa em todo o ano. Geralmente, o fenômeno se dá em 22 de junho, mas pode acontecer entre os dias 21 e 23 eventualmente.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Além do horário de verão, o Rio Grande do Sul tem a geografia a seu favor para estender os dias de calor. O sol nasce às 6h30 e se põe 14 horas depois. A psicóloga Camila Terra organiza a agenda para não perder um minuto. Quando para de trabalhar, ela nem pensa em ir para casa.

Ainda não há uma definição sobre o retorno do horário de verão em 2023, mas a medida pode ser uma das pautas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principalmente após a troca de governo e de ministérios.

O inverno chegou. Hoje (21), precisamente às 6h14, oficialmente trocamos de estação. Acabou o outono aqui no Hemisfério Sul (e começou o verão no Norte).

Com a chegada do solstício de inverno (que aconteceu no dia 21 de junho), o sol nasce no horizonte cada vez mais tarde e se põe cada vez mais cedo.