Qual e o dia mais longo do ano 2022?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

21 de dezembro: Hemisfério Sul tem o dia mais longo do ano

  • Os brasileiros terão o dia mais longo do ano neste 21 de dezembro de 2022. ...
  • Hoje, o Hemisfério Sul atingirá seu pico de iluminação, demorando mais para escurecer. ...
  • O solstício de verão é um fenômeno natural que causa prolongamento do dia e encurtamento da noite.

O que é? O solstício de inverno em um dos hemisférios da Terra ocorre quando esse hemisfério fica inclinado o mais longe possível do Sol e recebe a menor quantidade de luz do dia. Quando é? No Hemisfério Norte, o próximo solstício de inverno ocorrerá em 21 de dezembro de 2022.

No verão de um hemisfério, a inclinação da Terra o deixa mais próximo ao Sol e ele vai, consequentemente, ter dias mais longos e mais quentes. Na data do solstício, em especial, os raios solares incidem de forma perpendicular aos trópicos — fazendo um ângulo de 90º.

Hoje será a noite mais longa do ano: entenda o solstício de inverno.

29 de junho

Neste ano, vivemos o dia mais curto de que se tem registro na história: 29 de junho. Mas antes de checar no seu calendário para ver se foi um daqueles dias "que faltou tempo para você", tente adivinhar o quão curto foi. Não foi por horas, nem por minutos e tampouco por segundos.

Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite. Em troca, de maio a junho o sol não desaparece do horizonte e é sempre dia.

Os resultados do modelo do INMET para os meses de março e abril de 2022 indicam temperaturas de normal a acima da média para praticamente toda a Região Sul. Esse pode ser um sinal de que ainda não haja formação de geadas no início do outono.

O Calendário de 2023 tem 365 dias.

ANO 2020 - do calendário gregoriano.

Ao todo, serão 13 horas e 24 minutos seguidos de luz solar.

18h48

O verão começa oficialmente nesta quarta-feira (21) às 18h48 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte.

Um dia no 1º sentido, tem 24 horas. O dia, no segundo sentido dura o tempo em que o sol estiver aparecendo no céu. A noite é o nome do período em que o sol sumiu do céu devido a rotação da terra, que encobre a sua visão. Na média, dia e noite deveriam ter cada um, 12 horas de duração.

Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão. É o início oficial do verão para o Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte (HN).

O solstício de inverno de 2022, o dia mais curto do ano e o primeiro dia oficial do inverno acontece esta quarta-feira, dia 21 de dezembro (pelo menos, para uma boa parte do mundo).

O inverno no Hemisfério Sul começa hoje (20) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam.

O dia tem 24 horas. O dia e a noite somados tem 24 horas.

O dia mais curto (no hemisfério Sul) é chamado de solstício de inverno, correspondendo ao dia 21 de junho. Entre esses dois dias, temos os equinócios, dias em que o dia e a noite possuem a mesma duração. O equinócio de primavera acontece no dia 21 de setembro, e o de outono no dia 22 de março (no hemisfério Sul).

Fevereiro é o mês mais curto do ano, mas está repleto [...]