Qual é o dia do orixá tempo?

Perguntado por: bcapelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Seu dia é a segunda-feira. Sua vestimenta é a palha, que acoberta todo o seu corpo para proteger suas feridas. Acredito eu, Alexandre Cigano, que é importante as pessoas cuidarem deste orixá, para afastar todo o lado negativo que as pessoas estiverem passando naquele momento. Meu axé com muita boa sorte!

Iroco

Iroco ou Irocô (em iorubá: Iroko) é um orixá do candomblé Queto. No Brasil, é associado à árvore conhecida como gameleira (Ficus insipida), enquanto que, na África, é associado à árvore Milicia excelsa. Corresponde ao vodum Locô no candomblé jeje e ao inquice Tempo no candomblé banto.

O Tempo é o senhor das estações do ano, regente das mutações climáticas. Tempo está sempre em movimento, entre uma e outra extremidade dos pólos. O tempo é tão importante que ele é um #Orixá.

Saudação: Iroko Issó! Eró! Iroko Kissilé. Iroko é um Orixá muito antigo.

Por fim, o seu dia da semana é a terça-feira e as cores que representam o orixá do tempo são branco, cinza e verde.

Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos. Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem. Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.

Ìrókò rege a cautela e a perseverança. É a ele que devemos pedir prudência e sabedoria para alcançarmos os nossos objetivos com satisfação.

Ìrókò é representado por São Pedro Nolasco, protetor dos prisioneiros. Seu dia é a quarta-feira, ótimo para reuniões e estudos.

É reverenciado por meio de oferendas à árvore que o representa. Os animais a ele consagrados são a tartaruga e o papagaio. Iroko é um Orixá pouco cultuado tanto no Brasil como em Portugal, e os seus filhos também são muito raros. Os seus filhos, no entanto, são sempre muito protegidos pelo seu Orixá.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Tudo Sobre Iroko – O Orixá do Tempo. Iroko é um dos Orixás mais antigos, ele representa o tempo e rege a Ancestralidade. Ele foi a primeira árvore plantada na terra, por onde desceram todos os Orixás, por este motivo ele é o líder de todos os espíritos das árvores sagradas.

Branco, verde e marrom que simbolizam longevidade e atraem sabedoria. Características do Orixá: Os yorubás consagravam Ìrókò em uma árvore tipo morácea, conhecida pelo nome de "Igi èrò ìrókò" (árvore dos mistérios). Esta árvore faz parte dos vegetais do culto de Ifá.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Nanã

Nanã (nanan = raiz) era seu nome. Ela é a Orixá das Chuvas, dos Mangues, dos Pântanos, da Lama e Senhora da Morte. É responsável pelos portais da reencarnação (nascimento) e da desencarnação (morte).

Oxalá

Oxalá é uma divindade masculina, ele é o criador de todos os seres e considerado o pai de todos os orixás - com exceção de Logunedé. Ele representa o sol, a criação e a vida.

Farofa para Tempo/Iroko
Modo de preparo: Coloque a farinha de mandioca num alguidar, vá colocando o mel e com as mãos faça uma farofa , corte o pepino em três partes no sentido longitudinal, coloque as fatias do pepino sobre a farofa de maneira que eles fique em pé, regue com mel.