Qual o Dia do fofoqueiro?

Perguntado por: umata . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

15 de janeiro

: Hoje, 15 de janeiro, é considerado o dia mundial da fofoca.

Por tradição, as mulheres são consideradas mais fofoqueiras do que os homens, porque quando estão reunidas reservam um tempo só pra falar sobre outras mulheres e também sobre as vidas das pessoas com as quais convivem. No entanto, novas evidências sugerem que elas não são as únicas que adoram uma fofoca.

A fofoca pode servir para tentar antecipar, prevenir ou remediar qualquer atitude que coloque em risco a estabilidade e coesão de um grupo. Neste sentido, pode ser um poderoso mecanismo de defesa contra elementos que ameacem a segurança de determinados grupos ou indivíduos isolados.

Atente-se para os comentários sarcásticos. Preste atenção em como a pessoa suspeita se comporta cara a cara. Quem fala pelas costas, geralmente, fica irritado ou desconcertado quando está de frente para a vítima. Eles podem acabar expressando esses sentimentos por meio de alfinetadas e elogios sarcásticos.

O ato de fofocar, por si só, não é considerado crime, pois não é tipificado na lei penal. Contudo, caso a maledicência em seu teor acuse alguém de ter cometido um delito; ou ofenda a honra de outrem; ou até mesmo adjetive o próximo de forma degradante, aí sim o portador da intriga estará cometendo um crime.

Eis o artigo da Calúnia dentro do Código Penal:
138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Se você foi vítima de difamação ou calúnia, você pode deve procurar um advogado para defender o seu caso.

Diante das leis de Deus e dos preceitos da nossa religião católica, a fofoca pode abranger dois pecados: o da maledicência e o da murmuração. Revelar os pecados e os defeitos de uma pessoa para ferir a sua fama e a sua honra significa maledicência.

1- Gêmeos. Os nativos de Gêmeos são fofoqueiros de carteirinha. Uma coisa que pesa nesse sentido é a facilidade em comunicação, típica desse signo. Os geminianos acabam usando isso como justificativa para transferir informações entre seus grupos sociais de forma “inocente” e despretensiosa.

O brasileiro tem uma compulsão incontrolável à fofoca, mas em Fortaleza, a população vai além dos limites do País. Pesquisa do instituto Ipsos/Marplan garante que 43% dos moradores da capital cearense têm interesse sobre a vida das celebridades.

O baiano Tiago Tavares comanda o perfil que já alcançou mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Antes mesmo de criar um perfil oficial focado na boa e velha fofoca, o professor de musculação baiano Tiago Tavares viralizou com posts ácidos sobre novelas e programas de TV em seu Facebook pessoal.

Futrica e fuxico, do século 19.

Além de fofocar para obter informações, as pessoas também fofocam com a intenção de influenciar a opinião de outras pessoas ou como uma simples forma de socializar dentro de um grupo.

Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança. Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento.

Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

De acordo com os psicólogos, o motivo principal é para que elas se sintam melhor com as suas próprias inseguranças. Geralmente procuram defeitos e falhas dos outros para comentar, em uma tentativa de disfarçar, tirar o foco ou até parar de pensar nos seus próprios defeitos.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

Sequência de pensamentos negativos
Mesmo que a arte de ouvir seja importante, é preciso filtrar o que se escuta. Participar de debates produtivos e não se distrair escutando informações que não agregam na vida. A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias.

5 Dicas Para Parar de Falar Mal dos Outros e Se Concentrar na Sua Própria Vida

  1. 1 – Identifique o Motivo Pelo Qual uma Pessoa Te Incomoda. ...
  2. 2 – Coloque-se no Lugar do Outro. ...
  3. 3 – Reflita Sobre as Consequências de Falar Mal dos Outros. ...
  4. 4 – Saiba Diferenciar Comentários de Fofoca. ...
  5. 5 – Fale Diretamente Com a Pessoa.

Tipos de fofoca
Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

Não há dúvidas de que a calúnia é um ato que pode trazer sérios danos à reputação da vítima e prejudicá-la tanto socialmente, como emocionalmente. Por isso, se você foi caluniado ou conhece alguém que sofreu o crime, saiba que tem amparo da Lei e, além de denunciar o acusador, pode entrar com um processo contra ele.