Qual é o dia de Cosme e Damião na Umbanda?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

dia 27 de setembro

Já na umbanda, Cosme e Damião são divindades protetoras das crianças. No dia 27 de setembro, nos terreiros de umbanda, o clima é de festa. As crianças são recebidas com pacotinhos de doces variados para celebrar os irmãos que, desde pequenos, exerciam a medicina e curavam as pessoas.

Na tradição Iorubá, Cosme e Damião são o Orixá Ibeji ou Ibejis, filhos gêmeos de Inhaça e Xangô, que foram criados por Oxum.

No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: 'Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus'.

Coloque as chupetas próximas as velas e deixe as velas queimarem até o fim, pedindo a Cosme e Damião que consagrem as chupetas para que elas atraiam sorte, proteção e prosperidade dos santos gêmeos durante todo o ano.

Simpatia para proteção da casa: no dia de Cosme e Damião, compre duas chupetas, uma rosa e outra azul. Compre também e uma vela rosa e uma azul.

São homenageados aos domingos, recebendo como comidas rituais doces, bolinhos, balas, caruru de quiabos e vatapá. A ele são sacrificados frangos e frangas de leite. A saudação ao Ibêji é “Bejé ó ró!

No dia de Cosme e Damião, compre duas chupetas, uma rosa e outra azul. Compre também uma vela rosa e uma azul.

Os erês realizam a comunicação entre os iniciados e os orixás. Na organização do panteão divino do candomblé, observamos que os indivíduos possuem um universo específico de orixás aos quais seguem e pedem proteção.

Cosme e Damião na Umbanda
Em algumas tradições Cosme e Damião são os filhos gêmeos de Xangô e Iansã, irmãos de Dou, Alaba, Crispim, Crispiano e Talabi.

Os Orixás Ibejis são os regentes do mês de setembro. São eles os protetores das crianças e também poderosos aliados às forças do bem. Durante este mês, os adeptos da Umbanda realizam grandes festas em homenagem as suas figuras, a fim de retribuir toda a proteção e o carinho que lhes é dado.

Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Sua mãe se chamava Teodata, e também é venerada como santa pelos ortodoxos. Os gêmeos praticavam a medicina em Egeia e alcançaram, por isso, grande reputação.

Resumo: Cosme e Damião são santos católicos que foram médicos. Eles teriam exercido a medicina sem nunca cobrar nada, por isso são chamados de “anargiros”, ou seja, que não são comprados por dinheiro. São mártires, mortos por não se curvarem diante dos deuses pagãos, tendo sido acusados de “inimigos dos deuses”.

Igreja Católica

São Cosme e Damião foram dois irmãos gêmeos reconhecidos como santos pela Igreja Católica e atualmente são os padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Sabe-se pouco sobre a vida de Cosme e Damião, e a tradição católica diz que eles eram originários da Arábia, nascidos em algum momento do século III d.C.

Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade. Diferente das religiões de matrizes africanas, a religião católica comemora a data dos gêmeos em 26 de setembro. Cosme e Damião, além de protetores das crianças e dos gêmeos, também são considerados patronos dos médicos e dos farmacêuticos.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

Quando falamos em São Cosme e São Damião lembramos, na hora, da tradição de distribuir doces para as crianças no dia 27 de setembro.

Com duas latas de refrigerante, deposite a sua oferenda em um parquinho de crianças ou em um jardim florido; Em seguida, acenda uma vela rosa e outra azul e coloque-as ao lado de cada prato de doce; Para finalizar, faça o seu pedido aos Erês e, quando ele for atendido, faça outra oferenda para agradecer.

Banho de Cosme e Damião - 40g
Os banhos de ervas desempenham um papel fundamental no axé, trazendo limpeza, proteção, equilíbrio e renovação de energia ao nosso corpo espiritual, além de promoverem o relaxamento físico e mental.

Saudação aos Erês
Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis). Os Erês são fonte de energia e renovação.

As grandes oferendas são, geralmente, compostas por comidas salgadas, vários animais e outros quitutes e os doces aparecem como um elemento extra, algo que é além do pedido, que ultrapassa a obrigação e reforça os afetos e a crença com e nos orixás.