Qual é o dia da lua rosa?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

6 de abril: Pink Moon (Lua Rosa) 5 de maio: Flower Moon (Lua das Flores)

A Lua Rosa poderá ser vista de qualquer lugar do Brasil a partir do horário em que ela nascerá. A previsão é que a partir das 18h30 já será possível vê-la à leste, na mesma direção em que nasce o Sol.

Lua Crescente
A lua de hoje está 38,09% visível e está crescendo.

Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: basta olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte e perto de 01h37 da madrugada no horário de Brasília, quando ele atingir seu auge. Abaixa, é possível ver a imagem da Lua na mesma época do ano, mas em 2022.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

A natureza brinda-nos com os mais diversos fenómenos, mas a "Lua Verde" não é um deles. Foi inventado, partilhado nas redes sociais e tornou-se viral. Pintada de verde, a lua ganha cor.

Ciclo lunar de março de 2023
Já no dia 14 é a vez a Lua Minguante, às 23h10, que começa o ciclo de redução do satélite. Já a Lua Nova surge às 14h26 do dia 21 deste mês. As fases da Lua do mês de março terminam com a Lua Crescente, no dia 28, às 23h33.

Embora seja geralmente chamada de “Lua de Morango” porque a fruta está na estação no hemisfério norte, a Lua Cheia de junho também é chamada de “Lua Quente”, Lua de Hidromel” e “Lua Rosa”. Uma “superlua” ocorre quando nossa Lua se aproxima da Terra em sua elíptica órbita enquanto em sua fase “cheia”.

Ciclo lunar de abril de 2023
no dia 13 é a vez a Lua Minguante, às 06h12, que começa o ciclo de redução do satélite. A Lua Nova surge às 01h15 do dia 20 deste mês. As fases da Lua do mês de abril terminam com a Lua Crescente, no dia 27, às 18h21.

O eclipse solar de 20 de abril de 2023 foi um eclipse solar híbrido. A totalidade deste eclipse foi visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, bem como na Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.

Os fenômenos no céu neste ano incluem 12 chuvas de meteoros, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas e até uma lua azul. Asim como em anos anteriores, 2023 estará repleto de eventos astronômicos.

Quarto Minguante
Faltam 6 dias e 10 horas para a fase Lua Nova.

Descobrir a fase da Lua no dia do seu nascimento é possível com o app MOON - Current Moon Phase.

Lua: Calendário completo das fases lunares do ano de 2023

  • Lua Cheia: 06/01 a 13/01.
  • Lua Minguante: 14/01 a 20/01.
  • Lua Nova: 21/01 a 27/01.
  • Lua Crescente: 28/01.

Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, e perto de 01h37 da manhã no horário de Brasília, quando ele atingir seu auge.

15h55min

A superlua de abril iluminará o céu durante todo o fim de semana e, embora seja chamada de Lua Rosa, ela não é realmente dessa cor. O fenômeno acontece desde o início de sexta-feira (15) até a segunda-feira (18) de manhã, segundo a Nasa. A plenitude, porém, ocorre neste sábado (16) às 15h55min (horário de Brasília).

Quando a parte da Lua voltada para a Terra não é iluminada pelo Sol, há uma lua nova. Então, o astro parece desaparecer completamente da nossa visão. Isso obviamente acontece a cada 29 dias. Mas a cada ano e alguns meses, duas novas luas são observadas no mesmo mês do calendário, e a segunda é conhecida como lua negra.

Quando a lua cheia se move para a sombra da Terra, ela escurece, mas não desaparece. A luz do sol que passa pela atmosfera da Terra ilumina a lua de forma dramática, tornando-a vermelha — e é por isso que isso é frequentemente chamado de “lua de sangue”.

Também conhecida como lua preta, a lua nova com carinha é usada em momentos de ironia e provocação. Especialmente provocações ou sugestões sexuais e românticas. Pode ainda ser usada em um contexto diferente, quando alguém está problematizando ou compartilhando uma reflexão crítica sobre um assunto.