Qual é o Deus do Sol?

Perguntado por: vdias . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Apolo

Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc. Era filho de Zeus com Leto e era conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro. Apolo também tocava lira e foi aquele quem matou a serpente Píton.

Apolo

Apolo era um dos deuses mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, sendo conhecido como o deus do Sol, das artes, da música e da Medicina. Apolo era considerado o deus do Sol, da música, das artes, da Medicina, da profecia e tinha muitos outros atributos.

Eles conceberam: Selene que representava a Lua, Hélio, o Sol e Eos, a Aurora. Vale lembrar que por muitas vezes na mitologia grega Selene pode ser identificada equivocadamente com o nome Ártemis, assim como o seu irmão Hélio também pode ser por alguns identificado com o nome Apolo.

Nos mitos gregos, Hélio e Apolo são ambos considerados deuses solares, sendo Hélio quem deu origem ao termo heliolatria e o equivalente grego do deus romano Sol Invicto, do qual as línguas latinas herdaram a palavra para denotar o astro até hoje.

Abaangui

Abaangui é o deus da Lua na mitologia Guarani. De acordo com uma versão da lenda, Abaangui tinha um nariz enorme. Este, foi arrancado pelo próprio deus, lançando-o até o céu, criando dessa forma a Lua.

"O sol tornou-se um deus, pois era uma fonte de vida básica, universal e abundante", explicou a filósofa ao programa de rádio The Forum, do Serviço Mundial da BBC. "Era algo que todos conheciam e a quem as pessoas rezavam pedindo bom tempo e colheitas abundantes.

Zeus controlava os raios e era visto como o mantenedor da justiça. Por ser um deus muito popular, lhe era atribuída uma série de características, e ele poderia ser conhecido por diferentes nomes.

Zeus era

Zeus era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão. Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo. Tornou-se o deus mais poderoso ao resgatar seus irmãos, devorados por Cronos, e liderar uma guerra contra os titãs.

Segundo a mitologia grega, era filho do deus do Sol, Hélio. A sua mãe adotiva chamava-se Rodo (apesar de aparecer com outros nomes).

Poseidon

Como Zeus, Poseidon, o rei dos mares, era filho de Cronos e de Rea. Segundo a lenda, foi criado pelos Telquines, demônios da ilha de Rodes, e por Cêfira, filha de Oceano.

Geb

O deus da terra, seria segundo uma versão filho de Shu, deusa do ar, e Tefnut, deusa da humidade, ou, segundo o mito da criação, filho de Ré, o deus sol.

Apolo

Apolo era um deus que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos. Era considerado o deus do Sol e o deus patrono da luz, da música, da medicina, das artes, da profecia etc.

O poder de Apolo se estendeu por todos os âmbitos da natura e do homem. Apolo era o deus do sol, da agricultura, da poesia, da música, do canto, da lira, do arco e flecha e da juventude. Apolo tinha poderes sobre a morte, tanto para enviá-la como para afastá-la.

Quem eram os familiares
Como pontuado anteriormente o Pai de Apolo é Zeus. Ele é identificado como o deus da chuva, dos raios e relâmpagos, visto também como o pai dos deuses do Olímpio.

As origens de seu mito são obscuras, mas no tempo de Homero já era de grande importância, sendo um dos mais citados na Ilíada. Era descrito como o deus da divina distância, que ameaçava ou protegia desde o alto dos céus, sendo identificado como o sol e a luz da verdade.

Poseidon

Na mitologia, Poseidon era filho de Cronos e Reia e irmão de Zeus. Tornou-se o senhor das águas depois que os deuses gregos derrotaram os titãs e os gigantes em duas guerras.

Cronos

Segundo a mitologia grega, Cronos, deus do tempo, devorava os próprios filhos para que nenhum deles pudesse um dia roubar-lhe o trono. Salvo pela mãe, Réia, Zeus conseguiu escapar ao trágico destino que o aguardava, vindo posteriormente a destronar o pai e a tornar-se rei dos deuses.

Hefesto

Hefesto era o deus do fogo, da metalurgia, dos vulcões, dos artesãos, entre outros. Ficou conhecido por ser considerado feio e por ser manco. Era filho de Hera, deusa que o gerou sozinha em partenogênese.

Muitos povos veneram e veneravam o Sol como um deus. Eles o viam como essa fonte de vida, fonte de tudo.