Qual é o Deus do povo cigano?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Eles possuem um conjunto de crenças e princípios, mas não existe a figura de um deus (ou de deuses) em concreto, nem hierarquia religiosa. Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam. Desta maneira encontramos ciganos católicos, ortodoxos, evangélicos, espíritas e muçulmanos.

O Santuário foi idealizado por Gilberto Rissato para prestar uma homenagem à Santa Sara Kali, protetora da maternidade e dos povos ciganos.

A maioria dos ciganos ou Roms, falam alguma forma do idio- ma romanês, uma língua muito próxima das modernas línguas Indo-européias do norte da Índia e Paquistão.

Romani

O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali...) e é falada na Europa desde o século XII. Desde o século XVIII os linguistas descobriram uma estreita relação entre o Romani e as línguas da Índia.

Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti. Dados do IBGE apontam que em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, em 21 Estados. A maior concentração de acampamentos situa-se em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”.

Para os Ciganos, a morte ou luto pelo desaparecimento de uma pessoa da família, dura em geral muito tempo. Os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor dos seus antepassados que partiram.

Pablo O cigano do ouro Histórias do povo zíngaro
Pablo ficou conhecido como cigano do ouro, porque em uma época de muita necessidade de seu povo, que tinham sido assaltados na estrada, Pablo por pura sorte encontrou uma mina de ouro em uma caverna, assim suprindo todas as necessidades de sua tribo.

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial do Povo Cigano, data marcada no calendário distribuído pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. O Governo do Estado, por meio da Semdh, planeja ações para o próximo mês, quando no dia 24 de maio é comemorado o dia nacional da comunidade.

dia 24 de maio

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira. A escolha da data deve-se ao fato de o dia 24 de maio ser dedicado à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.

São sutis, delicados, amorosos, práticos. Gostam da dança embaladas pelos Banjos, da comida farta, gostam de reunir sua "Kumpanía" em volta de suas fogueiras, ou seja, gostam da fartura e da liberdade. Não criam raíz, vão onde está a fortuna.

Os Povos Ciganos são originários da Índia, mais precisamente ao norte e noroeste do país, fronteira com o Paquistão. Partiram em diáspora entre os séculos IX e X, talvez antes. Uma das saídas aconteceu devido à invasão persa, que expulsou e também vendeu como escravos o povo que ali estava.

Protege, também, os partos difíceis. Basta ter fé na sua energia. Peça mais importante do vestuário dos ciganos.

A cultura cigana é baseada em três pilares: casamento, luto e leis de apaziguamento, que são normas criadas e transmitidas oralmente por pessoas mais velhas para facilitar o convívio entre as pessoas da mesma etnia.

[Informal] Que ou aquele que leva vida errante.

Ciganos é um exónimo para roma (singular: rom; em português, "homem") e designa um conjunto de populações nómadas que têm, em comum, a origem indiana e uma língua (o romani) originária do noroeste do subcontinente indiano. São também conhecidos, em português, pelos termos, gitanos, calons, e quicos.

Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.

10 – Ciganos famosos
Apesar dos ciganos terem pouca representatividade nos veículos de comunicação, existiram e existem muitas pessoas ciganas famosas como Elvis Presley, Charlie Chaplin, Michael Caine, Pablo Picasso, Shayne Ward, o presidente brasileiro Juscelino Kubitscheck.