Qual é o Deus da religião rastafári?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Na África Oriental, Ras Tafari ("chefe" Tafari) tornou-se Haile Selassie. A quase 13.000 quilômetros de distância, Haile Selassie tornou-se deus (ou Jah) encarnado - o messias redentor - e a Etiópia, a terra prometida. Em suma, o movimento rastafari nasceu.

A família de Marley era cristã, mas na vida adulta ele abraçou o rastafarianismo, uma crença surgida na Jamaica que atribui um caráter messiânico a Haile Selassie, imperador da Etiópia de 1930 a 1974, chamado de Ras (“príncipe”) Tafari (seu nome antes da coroação).

O rastafarianismo, ou religião rastafári, ou ainda movimento rastafári, foi um fenômeno da segunda metade do século XX que misturou elementos religiosos, políticos e musicais em torno da figura de Haile Selassié I (1892-1975) — imperador da Etiópia entre os anos de 1930 a 1974.

O que é Jah:
Jah tem sua origem da palavra hebraica Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé). Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus. O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.

Uso rastafári
Rastafáris usam os termos Jah ou às vezes Jah Jah como um termo para o Senhor Deus de Israel ou Haile Selassie, que alguns Rastafari consideram como a encarnação do Deus do Antigo Testamento ou como a reencarnação de Jesus Cristo, que também é conhecido pelos título etíope Janhoy.

Bob Marley morreu no dia 11 de maio de 1981 no hospital Cedars of Lebanon, em Miami, nos Estados Unidos, aos 36 anos. O funeral dele foi uma mescla da igreja ortodoxa da etiópia, religião à qual ele se converteu quase ao final da vida, e do rastafarianismo, crença que ele seguiu por toda a vida.

3 Uso do Dread como Marca Identitária e Símbolo de Estilo
até que termine o tempo de separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer crescer o cabelo da sua baceça.” ; Levítico 21:5 - “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.”

Seus seguidores, os rastas, seguem um modo de vida longe do capitalismo ocidental: se vestem à sua maneira, não cortam o cabelo e evitam aparar a barba, seguem uma dieta quase vegetariana, preferem tratamentos com ervas medicinais e abdicam de qualquer droga – a não ser a maconha, usada em rituais de meditação.

Haile Selassie

Na África Oriental, Ras Tafari ("chefe" Tafari) tornou-se Haile Selassie. A quase 13.000 quilômetros de distância, Haile Selassie tornou-se deus (ou Jah) encarnado - o messias redentor - e a Etiópia, a terra prometida.

1. “Dinheiro não pode comprar a vida” (Bob Marley) O “Rei do Reggae” morreu em decorrência de um câncer de pele que se desenvolveu a partir da sua unha do pé. Pouco tempo depois, o câncer se espalhou pelo cérebro, pulmão e estômago.

Haile Selassie

Haile Selassie (1892-1975) 1975) foi imperador da Etiópia entre 1930 e 1974, quando a monarquia foi deposta por um golpe militar. Seu discurso na Liga das Nações serviu de inspiração para a música War, de Bob Marley. Haile Selassie nasceu em Ejersa Goro, Etiópia, África, no dia 23 de julho de 1892.

Para os rastafari não cortar os dreads é um tributo a Deus, pois o crescimento natural dos cabelos é um preceito bíblico. Outra inspiração para o cultivo dos dreads é Sansão, herói bíblico tido como um nazareno que usava o penteado.

No movimento Rastafári, o álcool e a carne são proibidos. Por causa da força da energia, os rastafáris mais radicais não olham para os mortos e não vão a enterros.

Dreadlock ou lock-dread, rasta (em Portugal) ou simplesmente dread, é um penteado na forma de mechas emaranhadas, ou uma forma de se manter os cabelos que se tornou famosa com o movimento rastafari.

História. O rastafari tem raízes na Igreja Ortodoxa Etíope, o mais antigo ramo do Cristianismo na África mas ele começa com Marcus M. Garvey. Formulado a partir de 1925, o pan-africanismo garveísta proclamava que os etíopes são o povo eleito de Deus e rejeitava a "Babilônia", o mundo Ocidental.

Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém. Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, tomando-O como se fosse o Deus absoluto e verdadeiro.

Yahweh é o nome pessoal de Deus, tão intimamente identificado com seu ser que muitos judeus ortodoxos se recusam a pronunciá-lo, dizendo em vez disso HaShem (“o nome”) ou Adonai (“Senhor”), para guardar a santidade desse nome.