Qual é o desfecho da história do patinho feio?

Perguntado por: asilveira7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A história se encerra com a constatação de que um belo dia uma criança estava passeando pelo lago quando, ao olhar para o antigo patinho feio, e disse admirado: "olhem, pais, tão lindo esse cisne novo, é o mais bonito de todos!".

Utilizou-se a literatura “o patinho feio” de Hans Christian Andersen para desenvolver a interação das crianças no mundo literário imaginário ao mundo real, ensinando a refletir os acontecimentos da realidade que surge no meio escolar, como o “bullying”.

O herói deste conto é desde cedo rejeitado pela mãe e irmãos por ser muito diferente e considerado feio. Ele foge de casa, à procura de um lugar que o aceite. Passa por lagos e pela terra, convivendo com as mais diversas criaturas, mas ao longo do caminho não recebe o acolhimento que espera.

O patinho feio foi aceito apenas quando encontrou seus iguais. Assim, a mensagem de aceitação no final da história remete a outra mensagem: “eu não posso ser diferente, tenho que ser igual aos outros para, então, ser aceito”.

Quem se lembra da história do Patinho Feio? No conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nasceram alguns patos e, depois de um tempo, na mesma ninhada eclodiu o último ovo. Dele saiu uma ave esquisita e desengonçada, se comparada com as demais. Na história, esse 'patinho' era a vítima.

Com o passar do tempo e depois de muitos riscos, fugas e muito desalento, ele cresce e transforma-se em um lindo cisne. Um dia encontra um bando de cisnes que o acolhem, sente então que encontrou seu lugar no mundo e vive feliz.

Ao se aproximar do lago, observou seu reflexo, viu que havia crescido, não era mais cinza e sim branco com um belo pescoço e muito elegante. Os outros cisnes ao ver o patinho perguntaram: --- quem é o belo jovem? E o patinho percebeu que nunca fora um pato e sim um cisne e viveu muito feliz ao lado dos outros cisnes.

Nico

Principais. Feio: Um patinho de bom coração que frequentemente é maltratado por sua aparência. Mora junto de seus pais e seus irmãos malvados numa fazenda situada num bosque cheio de animais. É bastante aventureiro e está sempre acompanhado pelo seu amigo Nico em suas aventuras pelo bosque.

A lição que a história deixa, então, é que a beleza e a valorização dependem de cada um. Já O Patinho Bonito é uma releitura do conto de Andersen feita por Marcelo Coelho, que narra basicamente a mesma história, mas com uma reviravolta: nela, o filhotinho sempre soube que era diferente e mais belo do que os outros.

Enquanto isso o patinho foi se desenvolvendo e, ao encontrar um novo abrigo, ao lado dos cisnes, descobriu pelo reflexo da água que ele próprio era também uma daquelas criaturas que tanto admirava.

Nem parecia um patinho. Para ter certeza de que o recém-nascido era um patinho, e não outra ave, a mãe-pata foi com ele até o rio e o obrigou a mergulhar junto com os outros. Quando viu que ele nadava com naturalidade e satisfação, suspirou aliviada.

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

O Patinho Feio
Mamãe Pata ficou muito feliz quando seus cinco patinhos nasceram. Porém, a vizinhança achou um deles meio desajeitado e, quando ele passava, comentavam o quanto ele era feio. O pequeno patinho estava infeliz e decidiu fugir. Assim que seus irmãos sentiram sua falta, saíram à procura do pequeno.

A história do patinho feio feliz é comporta por diversos personagens: dona pata, patinho feio, cinco patinhos, perua, galo da capoeira, caçadores, cisnes, sua esposa e seu filho. Tudo acontece na floresta onde um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata.

E assim o tempo passou, um dia depois do outro, e as coisas foram ficando piores e piores. O pobre patinho era empurrado por todos; mesmo seus irmãos e irmãs eram desagradáveis com ele, e diziam: - Ah, sua criatura feia, eu queria que o gato pegasse você! Sua mãe dizia que preferia que ele nunca tivesse nascido.

A fase do patinho feio geralmente engloba o tempo entre 8 e 12 anos de nossas vidas. Mas afinal, o que quer dizer? Fase do patinho feio é o período onde ocorre a troca da dentição decídua para a permanente. Ou seja, é quando o paciente apresenta uma dentição mista.

Quando nasce sua ninhada, uma mãe pata descobre que um dos filhotes é muito diferente dos outros, e o pobre patinho passa a ser maltratado por todos por sua feiura. Este livro possui Guia do Professor.

Os animais ridicularizaram e zombaram do patinho porque ele não se parecia com nenhum deles. Então, somente por causa dessa aparência estranha que eles o trataram de maneira diferente.

Na verdade, o Patinho Feio não era um patinho, como esperado pela mãe e pelos restantes animais da quinta, mas um cisne. No final da história, após várias provações, isolamento e muita tristeza, o Patinho Feio transforma-se no cisne mais deslumbrante do lago.

De forma mais específica, situamos, a partir dos preceitos de Adam (2011) e de Marcuschi (2008), “O patinho feio” como a materialização do gênero textual conto maravilhoso (1i).

Decidido a ser galã de TV, o pato Milton fugiu de casa, indo para a cidade e, chegando na estação de TV, teve que convencer o guarda de que era um pato de verdade. Como o guarda achava que Milton era uma pessoa fantasiada de pato, tentou arrancar sua cabeça.