Qual é o derivado de tristeza?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 4 votos

Tristonho, esverdeado, infeliz, infiel e esbranquiçado, por sua vez, são adjetivos derivados.

Olhar é palavra formada por derivação imprópria, pois o verbo está empregado como substantivo; tristeza é subs- tantivo formado a partir do acréscimo do sufixo -eza ao adjetivo triste; desilusão é um substantivo formado por derivação prefixal (des- + ilusão); conjuntivite é formada por derivação sufixal (conjuntiva + - ...

A palavra feliz tem como família o seguinte conjunto de palavras: desinfelicidade, desinfeliz, infelicidade, infelicitador, infelicíssimo, infelicitar, infeliz, felicitação, felicitador, felicíssimo, felicitar, felizão, felizardo, felizmente, felizona.

Como a palavra ânsia é escrita com 's', todas as palavras dela derivadas também devem ser grafadas com “s”: ansiedade, ansioso, ansiolítico, ansiar...

Na derivação, uma das formas mais simples de formar palavras é acrescentando prefixos e sufixos, por exemplo: solar. A palavra solar é formada através da junção de um sufixo ao radical: sol é o radical e -ar é o sufixo.

Ferrugem,Ferragem e Ferreiro são substantivos derivados de Ferro.

O substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra, normalmente pelo radical. A derivação pode ser do tipo prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria, dependendo de como ela altera o substantivo primitivo para criar o derivado.

Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

A derivação é um processo de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos a um radical.

Consiste na formação de uma nova palavra a partir do acréscimo simultâneo de um prefixo e de um sufixo ao radical. Consiste também no acréscimo de um prefixo e um sufixo ao radical, de modo a fazer com que a palavra não exista apenas com um ou com o outro.

Coraçãozinho

Coraçãozinho é uma palavra derivada de coração.

Tem os derivados Pedrada, Pedrado, Pedrados, Pedraído, Pedrainho, Pedrais, Pedral, Pedralhos, Pedrança, Pedranceira, Pedrancha, Pedrão, Pedraria, Pedrarias, Pedras, Pedreda, Pedrega, Pedregães, Pedregal, Pedreganejo, Pedrego, Pedregões, Pedregosa, Pedregosinha, Pedregoso, Pedregueira, Pedregulhais, Pedregulho, ...

Um substantivo derivado de “chuva” é “chuvisco”. Um substantivo derivado de pedra é “pedregulho”. Um substantivo derivado de “sapato” é “sapateiro”.

Da mesma família semântica de rio e riacho, há as palavras seguintes: Ribeiro – pequeno rio, mas mais largo que riacho. Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra.

Palavras da família de solsol, solar, solzinho, solzito, solinho, solito, solzeco, soleira ou soalheira, sol-pôr, pôr-do-sol, sol-posto, ensoalhado, ensoalheiras, ensolar, ensolarar, ensolarar-se, assoalhar, ensoalhar-se, solstício, subsolar.

A palavra “canto” é um substantivo derivado do verbo “cantar”, processo que ocorre por meio de derivação regressiva.

Derivação é o processo de formação de uma nova palavra a partir de outra já existente. Isso acontece quando adicionamos um afixo (sufixo ou prefixo) ao radical de uma palavra primitiva. Os 6 tipos de derivação são: prefixal, sufixal, mista, parassintética, regressiva e imprópria.

Resumo. A derivada é utilizada para estudo de taxas variáveis de grandezas físicas. De modo geral, ela nos permite aplicar os conhecimentos em grandezas desde que sejam representadas através de funções.