Qual é o derivado de papel?

Perguntado por: epaiva3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Exemplos de substantivos derivados

Substantivos primitivosSubstantivos derivados
Ferroenferrujado, ferragem, ferreiro, férreo, ferrugem
Papelpapelada, papelão, papelaria, papeleiro, papiro
Sapatosapatada, sapataria, sapateira, sapateiro
Jornaljornaleco, jornaleiro, jornalista

Significado de Derivado
adjetivo Que provém de outro; cuja origem se dá pela transformação material: combustível derivado do petróleo. Resultado de uma ação anterior: cansaço derivado do excesso de trabalho.

O substantivo derivado é aquele que se origina de outra palavra, normalmente pelo radical. A derivação pode ser do tipo prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria, dependendo de como ela altera o substantivo primitivo para criar o derivado.

Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical.

No ano 105 d.C, o chinês T'sai Lun, ao realizar experimentos com uma tela de pano esticada no bambu e aplicação de fibras maceradas, descobriu um suporte que absorvia melhor a tinta: o papel. A descoberta do papel revolucionou o império chinês e foi utilizado apenas pelos chineses, por quase 600 anos.

Garrafinha é uma palavra derivada de garrafa.

Além da piscina, é bom lembrarmos outras palavras derivadas de peixe: pisciano (quem nasce sob signo de Peixes); piscicultura (arte de criar e multiplicar peixes); pisciforme (que tem forma de peixe); piscoso (lugar em que há muito peixe).

Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra. Riachão – riacho um pouco maior. Regato – pequeno ribeiro.

frutaria

Um substantivo derivado de “fruta” é “frutaria”.

Palavras da família de solsol, solar, solzinho, solzito, solinho, solito, solzeco, soleira ou soalheira, sol-pôr, pôr-do-sol, sol-posto, ensoalhado, ensoalheiras, ensolar, ensolarar, ensolarar-se, assoalhar, ensoalhar-se, solstício, subsolar.

- Livro: livraria, livreiro, livreto, livrinho.

açucareiro (do substantivo primitivo açúcar)

Cachorro: cachorrão, cachorrada, cachorrinho; Salsicha: salsichão, ensalsichar; Carne: carnívoro, carnista, carninha, carnoso.

Como a palavra ânsia é escrita com 's', todas as palavras dela derivadas também devem ser grafadas com “s”: ansiedade, ansioso, ansiolítico, ansiar...

A derivação ocorre quando morfemas (prefixos e sufixos) são unidos ao radical da palavra primitiva para originar outras palavras na língua portuguesa. A derivação é realizada pela junção de morfemas derivacionais (prefixos e sufixos) aos radicais das palavras primitivas.

As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.

Temos como exemplo: vidro (palavra primitiva): vidraça, vidreiro e vidrinho (todas as três palavras substantivas são formações de derivação sufixal de vidro).