Qual é o derivado de caderno?

Perguntado por: omoura6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

Caderninho

Caderninho é uma palavra derivada de caderno.

Os substantivos derivados são substantivos formados a partir de outras palavras. Por exemplo, o substantivo florista é derivado, porque é formado a partir da palavra flor. Quando dizemos que um substantivo é derivado, estamos a classificá-lo considerando a sua formação.

Temos como exemplo de palavras primitivas e suas derivadas: ferro: ferrugem, ferreiro; porta: portaria, porteiro; dente: dentista; flor: floricultura, floral; pedra: pedreiro, pedregulho; chuva: chuvisco, chuvarada; livro: livreto, livraria; sapato: sapataria, sapateiro; lápis: lapiseira; lixo: lixeiro, lixão.

As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.

O substantivo derivado é aquele que se origina, provém, de outro substantivo.

caderno - nome masculino

singularcaderno
pluralcadernos

cadernão | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

caderno substantivo, masculino (plural: cadernos m)

Resposta. sapateiro, sapataria, sapatilha, sapateado. O SUBSTANTIVO DERIVADO DE SAPATO, É ``SAPATEADO``.

Como a idéia “cabeça” também significa, metaforicamente, “chefia”, o mesmo vocábulo assume, tanto no provençal quanto no português, o significado de “chefe, comandante”, e figura na escala hierárquica de nosso exército como o grau imediatamente acima do soldado raso.

Da mesma família semântica de rio e riacho, há as palavras seguintes: Ribeiro – pequeno rio, mas mais largo que riacho. Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra.

Café é um substantivo primitivo. Cafeteira é um substantivo derivado.

No caso de jornal, existem alguns substantivos derivados como jornaleiro, jornalista, jornaleco, etc. Sendo assim, os substantivos derivados de jornal podem ser: jornaleiro, jornalista, jornaleco, etc.

A palavra “canto” é um substantivo derivado do verbo “cantar”, processo que ocorre por meio de derivação regressiva.

Os substantivos derivados são aqueles que, como o nome diz, sofreram uma derivação de outro substantivo primitivo. Substantivo derivado de "flor": floricultura, floral, florista.

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

açucareiro (do substantivo primitivo açúcar)

Tem os derivados Pedrada, Pedrado, Pedrados, Pedraído, Pedrainho, Pedrais, Pedral, Pedralhos, Pedrança, Pedranceira, Pedrancha, Pedrão, Pedraria, Pedrarias, Pedras, Pedreda, Pedrega, Pedregães, Pedregal, Pedreganejo, Pedrego, Pedregões, Pedregosa, Pedregosinha, Pedregoso, Pedregueira, Pedregulhais, Pedregulho, ...

Como a palavra ânsia é escrita com 's', todas as palavras dela derivadas também devem ser grafadas com “s”: ansiedade, ansioso, ansiolítico, ansiar...