Qual é o dente número 25?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Segundo pré molar superior (15 e 25): Muito similar ao primeiro pré molar, mas menor em todos os sentidos. A parte vestibular (frente do dente) parece mais ovalada e não pentagonal como então o primeiro pré molar.

Dentes Molares
Os primeiros molares superiores (16 e 26) e inferiores (36 e 46), segundos molares superiores (17 e 27) e inferiores (37 e 47) e terceiros molares, também conhecidos como dente do siso ou dente do juízo, superiores (18 e 28) e inferiores (38 e 48).

O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva. Ou seja, numeramos no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio.

São eles os dentes incisivos, caninos, pré-molares, molares e os sisos.

Resumindo, são feitos diversos movimentos que tem a ver com o alinhamento dos dentes, mas, tirando as diversas opiniões que existem, e que muitos dentistas podem não concordar com isso, o dente mais importante para mastigar é o canino.

Elas são duas:

  • Face vestibular: é a frente do dente. Essa face fica voltada para os lábios ou bochecha.
  • Face lingual/palatal: é parte de trás do dente. Essa face fica voltada para o palato ou para a língua.

Os sisos são heranças do homem primitivo. Naquela época, esse órgão era de extrema importância, pois, além de não haver instrumentos de corte, como as facas, os alimentos eram consumidos crus. Como consequência, os maxilares dos homens pré-históricos tinham um tamanho muito maior que o padrão atual.

Os molares são divididos em: Primeiros molares superiores direito (16) e esquerdo (26); Primeiros molares inferiores direito (46) e esquerdo (36); Segundos molares superiores direito (17) e esquerdo (27);

Os adultos geralmente têm 32 dentes, quatro dos quais são dentes do siso. Um artigo de 2019 afirma que um conjunto completo de dentes adultos consiste em 16 dentes inferiores e 16 superiores. Neste post de hoje, abordaremos a anatomia e a função dos dentes.

O dente do siso é um assunto que a maioria da população tende a evitar. Constantemente associado a problemas e dores, é popularmente conhecido como “dente do juízo”. Uma pessoa adulta tem de 28 a 32 dentes: são 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo os 4 dentes do siso).

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não existe um dente específico que seja perigoso para extrair, porém existem dentes que estão mal posicionados e que podem acabar dando um risco de fratura mandibular. Nesse caso, o dentista irá precisar fazer a extração em um centro cirúrgico.

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los.

Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos.

Caninos. Caninos superiores (13 e 23): É o dente mais longo da arcada dentária. Assim o seu formato dá um aspecto de força e robustez indispensável para cortar / rasgar os alimentos.

Caso o dente podre não seja devidamente tratado, ele pode trazer vários problemas para a saúde bucal do paciente.
...
Sendo assim, você deve:

  1. Escovar os dentes após as principais refeições;
  2. Passar fio dental todos os dias;
  3. Usar enxaguante bucal.

É preciso mencionar que os primeiros molares permanentes aparecem aos 6 anos. Eles ficam posicionados atrás do segundo molar decíduo (último dente de leite), sem que exista troca. Ou seja, tratam-se de dentes permanentes e, portanto, não caem.

Os caninos são usados para dilacerar e perfurar - são os dentes mais fortes, com as raízes e “coroas” mais longas.

Causas de infecção no dente
Como o seu nome indica, ela contém muitas bactérias que, ao consumirem os resíduos, liberam ácidos. Eles são agressivos para os tecidos bucais, então, desencadeiam inflamações e infecções. Nesse caso, o problema costuma se instalar nos espaços entre a gengiva e os ossos.

Pré-molares inferiores: mais de 95% têm uma raiz e 40% apresentou dois canais. Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.