Qual é o cuscuz mais saudável?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Cuscuz de milho é boa fonte de nutrientes e garante saciedade - 14/07/2021 - UOL VivaBem.

Ou seja, comer qualquer um dos tipos de cuscuz não vai aumentar e nem diminuir o seu peso. O que conta mesmo é o equilíbrio — isto é, ingerir porções moderadas e apostar em acompanhamentos saudáveis (no lugar do bacon, da carne seca e da manteiga, por exemplo, invista no ovo, nos legumes, na sardinha ou no atum).

Diferenças nutricionais
O cuscuz cru, usado na farofa e também na tapioca de cuscuz, em que mistura o flocão com a goma de mandioca, tem mais carboidratos por porção do que o cuscuz cozido”, diz Rayssa. Isto acontece, conforme a nutricionista, porque o cuscuz cozido absorve muita água e acaba inchando.

Segundo Patrícia, o pão integral possui glúten e também é rico em carboidratos. Dentre os três, o cuscuz é o menos calórico, no entanto, a nutricionista esclareceu que estes alimentos muito raramente são consumidos sozinhos.

A profissional explica que ele também é rico em zinco, magnésio, selênio, vitaminas A e do complexo B, como a colina (neurotransmissor importante para a memória e atividade dos músculos). “E possui antioxidantes e fibras, que auxiliam o trânsito intestinal e diminuem o colesterol.”

Macarrão também é como o cuscuz e faria a mesma substituição. Mesmo grupo alimentar cereal e valor nutricional muito semelhante também", finalizou.

Assim, se a dúvida é se o cuscuz com ovo engorda, saiba que não. Aliás, pode até ajudar a emagrecer, porque é mais saudável comer esse alimento do que o pão branco, por exemplo.

Portanto, se você está diminuindo o consumo de carboidratos, o cuscuz pode ser uma melhor opção para você. Agora, caso sua alimentação tenha maior ingestão de carboidratos, a tapioca se torna uma excelente aliada.

Mas comer uma porção muito grande traz um excesso de calorias e carboidratos, o que inevitavelmente prejudica qualquer dieta. Assim, a recomendação é consumir uma porção moderada de cuscuz por vez, aquela de mais ou menos 50 gramas, sem exagerar.

Contudo, isso não quer dizer que você nunca mais vai poder comer cuscuz na vida: ele pode, sim, fazer parte de uma dieta saudável. O ideal, então, é contar com a ajuda de um nutricionista, que montará um cardápio com equilíbrio de macronutrientes para não haver exageros e sem excluir os alimentos que você gosta.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

O café da manhã com cuscuz é realidade na mesa de muitos brasileiros. Este flocão de milho é produzido em Irecê, na Bahia, e leva o ingrediente principal livre de transgênicos.

O cuscuz pode ser consumido no café da manhã, no almoço e no jantar.

De acordo com a nutricionista clínica Julia Marquez, o cuscuz com ovo, especialmente gema, que é riquíssima em colina, uma vitamina do complexo B, é importante na formação do neurotransmissor acetilcolina. É o responsável pela melhora da memória, cognição e atividade muscular.

Como incluir o cuscuz em uma alimentação saudável? Para incluir o cuscuz em uma dieta saudável, é preciso evitar que o preparo seja feito com alimentos embutidos, defumados, fritos e ricos em sódio, como salsicha, presunto, mortadela, ovos fritos, entre outros.