Qual é o crime do colarinho branco?

Perguntado por: iveiga7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os crimes do colarinho branco, ou White Collar Crimes, são assim denominados por possuírem, em seu pólo ativo, indivíduos de classes sociais privilegiadas que gozam de prestígio social e até de fé pública, seja por sua profissão de alto escalão no mercado de trabalho ou por algum cargo público de renome.

"Estipulou as seguintes características para o crime de 'colarinho branco': a) o crime de 'colarinho branco' é um crime como qualquer outro; b) o crime de 'colarinho branco' é praticado por pessoas que socialmente são respeitadas e não se enquadram no estereótipo do criminoso comum ('pessoas respeitáveis'); c) o crime ...

Duas características são marcantes nos chamados "crimes do colarinho branco": a privilegiada posição social do autor e a estreita relação da atividade criminosa com sua profissão.

O termo Pink Collar Crime, ou “crime de colarinho rosa”, foi popularizado pela Ph. D. Kathleen Daly no fim dos anos 80 para descrever um crescente número de crimes de peculato cometidos por mulheres, com base em oportunidades de trabalho ainda limitadas.

O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro. Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.

Colarinho verde: são os crimes contra o meio ambiente. Colarinho rosa: neste ponto existe uma divergência. Há quem defenda que estão relacionados com crimes de homofobia e quem defenda também que são aqueles praticados por funcionários de nível mais baixo, que são provavelmente as mulheres no mercado de trabalho.

Sendo utilizado por muitos ministros católicos e protestantes, especialmente: "anglicanos, luteranos, metodistas, presbiterianos e batistas", e atualmente os "adventistas" aderiram a esse acessório. Alguns sacerdotes das igrejas ortodoxas também fazem uso do clérgima.

Como define o Código Penal, o crime de extorsão existe quando alguém busca adquirir algum tipo de vantagem de outra pessoa por meio de violência ou grave ameaça. É importante salientar que nem sempre essa vantagem necessita ser financeira. Pode ser também ao obrigar a vítima a fazer algo, como sexo, por exemplo.

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

RESUMO: Cifra Criminal é o termo que se utiliza para os crimes que ocorrem porém não chegam ao conhecimento das autoridades policiais ou deixam de seguirem com os trâmites necessários para que o autor, responsável pela prática do crime seja devidamente responsabilizado civil e penalmente.

Colarinho-branco é um termo informal que se refere a um profissional assalariado ou a um profissional ensinado a executar tarefas semiprofissionais.

Porque são praticados por pessoas que possuem poder e dinheiro o bastante para se manterem onde estão, sem a devida punição, enquanto outros crimes são punidos de fato pois, para os detentores do poder, isso serve como meio de segregação social.

Genericamente, impunidade é a falta de castigo. Do ponto de vista estritamente jurídico, a impunida- de pode ser definida como a não aplicação de uma pena a um determinado crime.

Cifra dourada: trata da criminalidade de colarinho branco, abrangendo a prática de crimes próprios do alto escalão da sociedade, que lesam toda a coletividade. Ex.: crimes contra o sistema financeiro, a ordem econômica e tributária.