Qual é o corte padrão do Exército?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Qual o padrão do corte militar brasileiro? No Brasil, ao seguirem carreira militar ou servirem ao exército temporariamente, os homens devem seguir o corte militar modelo buzz cut — nele, a nuca e as laterais são raspadas no pente n°2 e o topo no pente n° 3.

O corte militar é um corte muito clássico para os homens que preferem manter os fios curtos. O tradicional corte de cabelo baixinho e com o pé super bem feito tem esse nome por ser muito usado pelos homens na hora do alistamento.

Altura de cabelo "tipo afro" não deve passar de 3,5 cm; coque é obrigatório em caso de "risco à segurança" da militar, diz Exército.

Como é feito o corte? O corte militar consiste em manter o cabelo baixo nas laterais, e os fios mais altos no topo da cabeça. Nas laterais do cabelo é possível deixar um efeito degradê para dar mais estilo e atitude ao corte, no entanto, essa não é a versão tradicional do visual.

Corte Militar – cortes para fazer em casa
Escolha um pente maior e passe em toda a cabeça, como se estivesse raspando por completo. Agora, mude o pente para um número menor. Pode ser do número 2 para 0, ou do número 3 para 1. Faça uma marcação no lugar onde vai deixar maior no topo.

O corte militar é diferente do undercut porque na primeira opção os cabelos são bem rentes nas laterais – quase que zerados na máquina – e possuem comprimento uniforme na parte de cima, com fios cortados bem curtos. Ou seja, a principal característica do corte militar são os fios bastante curtos no geral.

Cabelo - O corte de cabelo será no estilo “militar”, cortado à máquina nº 2 na nuca e dos lados, mantendo bem nítidos o contorno junto às orelhas e na nuca. O corte deverá ser disfarçado gradativamente, de baixo para cima, com tesoura ou máquina.

Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”. A nuca é raspada com máquina nº 2 e o resto com máquina 3. A origem da prática remonta à 1ª Guerra Mundial, por questões de higiene e de segurança pessoal.

- a coloração artficial do cabelo pode ser feita somente nas cores naturais do cabelo humano (loiro, loiro escuro, ruivo, castanho, castanho escuro, preto, grisalho e branco), em tonalidades discretas e compatveis com o uso do uniforme militar, sendo vedada a alternância de cores na coloração artficial.

O Ministério da Defesa orienta que o jovem fique atento ao horário de funcionamento da sua junta militar e não se apresente vestido com camiseta regata ou bermuda. Tatuagens, barba ou corte de cabelo não impedem o ingresso ao serviço militar.

Apesar da rotina pesada, as mulheres do Exército brasileiro são vaidosas. Unhas pintadas com esmaltes claros, brincos pequenos, uma pulseira e um anel em cada mão. Isso é o máximo permitido, segundo as regras. A invasão feminina aos quartéis começou em 1992.

Já viu algum soldado do exército usar cabelo comprido? Pois é, não à toa o corte militar carrega essa patente. Com o tempo ele ganhou uma variação, que é o undercut. Mas o milico ainda é um corte muito mais prático e simples de manter.

a 1ª resposta. é que você não precisa cortar o cabelo no ato do alistamento você não precisa chegar lá já com cabelo cortado. cê deve aguardar o comando da própria equipe de seleção.

Degradê O corte degradê é uma tendência que parece permanecer por muitos anos, afinal, ressurgiu em meados do ano passado com diversas versões e continua com toda a força no visual masculino. Ele pode ser inserido em diversos cortes de cabelo, principalmente o militar.

1) Os Oficiais, Subtenentes e Sargentos usarão seus cabelos aparados, por máquina ou tesoura, disfarçando gradualmente de baixo para cima, mantendo bem nítidos os contornos junto às orelhas e o pescoço.