Qual é o correto Vende-se ou Vendem-se?

Perguntado por: avasques . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

Leia mais: Michaelis dicionário escolar língua portuguesa
- Vendem-se terrenos. - Alugam-se casas. - Fazem-se consertos.

"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar. É o mesmo que eu dissesse que "apartamentos são alugados".

A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito. Assim, é uma oração na voz ativa, com um sujeito indefinido que pratica a ação verbal. Exemplos com vende-se: Vende-se carros.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Em «vendem-se casas», «colhem-se flores», «batem-se os ingredientes», o sujeito é casas, flores, ingredientes, isto é, os objectos que sofrem a acção, como é de regra na voz passiva.

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Novidade de pulseiras aqui para vocês!! Vende - se pulseiras is feeling thankful.

Bilac escreveu: “Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo; cortada por cristalinas águas de um ribeirão. A casa é banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda”.

Vendem vem do verbo vender. O mesmo que: negociam, cedem, colocam, alienam, mercam, traspassam.

Se a inteção é dizer que algo está sendo vendido, então usamos crase. Exemplo: Casa à venda. Entretanto, se a intenção é citar algo que foi vendido, não usamos crase. Exemplo: A venda da casa foi concluída.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

Esse é o motivo de o verbo “alugar” ficar no plural na frase “alugam-se casas”: “alugar” é verbo transitivo direto, e “casas”, o objeto direto que se transformou em sujeito; o verbo concorda com o sujeito, por isso fica no plural.

São eles: «Faz-se cruzinhas para responder a perguntas» e «a escrever e a lidar com números, para se fazer contas». Defende o leitor que cada uma das formas verbais assinaladas deverá ir para o plural, concordando com o plural que se lhe segue: «Fazem-se cruzinhas» e «para se fazerem contas».

vender (verbo) -