Qual é o correto todos os dias ou todo dia?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Ou seja: “todo dia”, sem o artigo definido, significa “todos os dias”. Já “todo o dia”, com artigo definido, refere-se à totalidade de um único dia determinado.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

Dizer "Bom dia a todos" seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso "neutro" que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, "todos e todas" pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

Sim, está correto. O termo Continente é deslocado para o início da frase para efeitos de destaque ou foco. No entanto, o sujeito da frase é «todos nós». Repare-se que a frase poderia ser escrita de outras formas.

“Todes” não faz parte das normas oficiais da língua portuguesa. No entanto, vem sendo utilizada como um pronome neutro para se dirigir a pessoas não binárias — que não se identificam exclusivamente com o gênero masculino ou com o gênero feminino. O termo é incentivado pelo público LGBTQIA+ como forma de inclusão.

1 diariamente, cotidianamente, em cada dia.

Plural: todos |ô|. Confrontar: tudo.

Sinônimo de todos

  • todas as pessoas, toda a gente, toda gente, todo o mundo, todo mundo, o mundo inteiro, a humanidade. ...
  • completos, inteiros, integrais, íntegros. ...
  • quaisquer. ...
  • totalmente, completamente, inteiramente, integralmente, por inteiro. ...
  • Não encontrou o sinônimo que procurava?

Não há crase (mesmo quando o pronome estiver no feminino). BOA NOITE A TODOS! BOA NOITE A TODAS! Isso porque "todos" e "todas", pronomes indefinidos, não são determinados pelo artigo.

Mais um motivo para justificar por que “a todos” não tem crase. Outra razão é que não tem como usar um artigo definido antes de um pronome indefinido (nem A, nem O), que é o caso da palavra todos .

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinotodotodos
Femininotodatodas

Existe crase antes de termos masculinos? A forma correta é “desejo um feliz Natal a todos“, sem crase.

A forma correta de escrita da locução é “a todos”, sem acento indicador de crase. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de 'toda gente' e 'todo mundo'.

O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela.