Qual é o correto Terça-feiras ou Terças-feiras?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

O plural de terça-feira é terças-feiras. O plural de quarta-feira é quartas-feiras. O plural de quinta-feira é quintas-feiras. O plural de sexta-feira é sextas-feiras.

Sextas-feiras é o plural de sexta-feira.

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.

Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido.

Ou seja: toda quinta-feira, sem o artigo definido, como aparece no pé desta nota e no aviso aqui à direita da tela, significa “todas as quintas-feiras”. Já toda a quinta-feira, com artigo definido, refere-se à totalidade de um único dia e quer dizer “ao longo de (determinada) quinta-feira”.

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.

Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas. Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.

Quintas-feiras é o plural de quinta-feira. O mesmo que: quintas.

Vou à missa aos domingos. O comércio abre aos domingos.

O plural de “pôr do sol” é “pores do sol”.

Plural do substantivo: cores-de-rosa. Plural do nome: cores-de-rosa.

Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.

#3 A grafia dos dias da semana continua sem feita com o uso do hífen. Exemplo: Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira.

Na tua pergunta, quando escreves “DAS 8h”, fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: “DAS 8h ÀS 12h” — com acento indicativo de crase.

4) No caso da consulta: a) - o nome feminino é sexta-feira; b) - um correspondente masculino é sábado; c) - substituindo-se o feminino por um correspondente masculino, tem-se a seguinte expressão: "De segunda a sábado" (e não ao sábado); d) - se não aparece ao no masculino, então não há crase no feminino.

Jamais crase diante de sábado e de domingo. Exemplo: a loja estará aberta da segunda-feira à sexta-feira. OU A loja estará aberta de segunda-feira a sexta-feira.

Na indicação do intervalo de tempo que decorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.
...
Exemplos com de segunda a sexta

  1. Eu trabalho no escritório de segunda a sexta.
  2. A clínica está aberta de segunda a sexta.
  3. Visite a exposição de segunda a sexta.

Suprimir o hífen – "quarta e quinta feiras" – não se afigura possível, porque se trata de compostos, e não de formações sintagmáticas de adjetivo numeral + nome.

Está correto? Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

Crase antes de datas
Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).