Qual é o correto talvez ou talves?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A forma correta de escrita da palavra é talvez, com z final. A palavra talves, com s final, está errada. Talvez é um advérbio de dúvida, indicando uma incerteza ou possibilidade.

Sinônimos de “talvez

  • Porventura;
  • Quiçá;
  • Possivelmente;
  • Decerto.

Alguns advérbios de dúvida são: “talvez”, “quiçá”, “porventura” e palavras que expressem dúvida acrescidas do sufixo -mente, como “possivelmente” e “provavelmente”. Exemplos: Quiçá chova hoje.

Talvez, não tenha estudado o suficiente. O uso da vírgula não está correto, pois há uma relação direta entre o verbo no subjuntivo e a expressão talvez . Ou você esqueceu que o modo subjuntivo é o modo da dúvida, da incerteza? Desse modo não separe com vírgula termos que intimamen- te se relacionam na frase.

Significado de -t: é a abreviação da palavra "talvez" , normalmente usada ao fim de frase...

No Brasil (veja só), Brazil virou Brasil só no Acordo Ortográfico de 1945. A justificativa era simples: se rosa e casa eram escritas com <s> e lidas com /z/, não tinha por que Brasil não seguir a mesma lógica. 'Brazil' continuou com <z> só na língua do Tio Sam.

Indica qualidade ou estado (ex.: flacidez; languidez; rapidez).

  • jaz. feroz. incapaz. nitidez. rigidez. morbidez. pequenez. rapidez. ...
  • maciez. dez. z. avestruz. insipidez. porta-voz. tepidez. az. ...
  • codorniz. impavidez. pacatez. bissetriz. ladravaz. desinfeliz. calidez. andaluz. ...
  • cadoz. seminudez. tartamudez. vividez. quebra-luz. pugnaz. genetriz. esqualidez. ...
  • variz. topaz. malcriadez. inveraz. gaguez. toxidez. solaz. fetidez.

Exprime possibilidade ou dúvida.

1. [ Geografia ] Linha mais ou menos sinuosa, ao fundo de um vale, por onde correm as águas. 2. [ Geografia ] Linha de intersecção dos planos de duas encostas.

“Nos dias atuais” ou “Hoje em dia” também podem ser citados como termos e expressões que você não deve usar na redação. Isso porque são expressões muito comuns. Por isso, se você deseja demonstrar um diferencial no seu texto, evite-as.

A grafia “concerteza” está errada e não existe na língua portuguesa. O modo correto, portanto, é “com certeza”, escrito separado. A expressão é composta por duas palavras: “com” e “certeza”.

Usa-se para questionar o que foi dito anteriormente. Nesse caso. (É expletivo em muitos casos em que se emprega como interjeição.)

O talvez compreende um advérbio de dúvida ou hesitação, e pode ser substituído, sem alteração de sentido, pelos seguintes termos de mesmo valor semântico: "Supostamente, possivelmente, porventura".

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Abreviatura de sem data.

1. Tlz. Significa "vem de talvez", expressão usada em conversas online, como blz (beleza).