Qual é o correto socializar ou sociabilizar?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Qual a diferença entre socializar e sociabilizar? Segundo os dicionários consultados, socializar significa: tornar social, promover a socialização, tornar propriedade colectiva ou governamental, etc. Sociabilizar quer dizer, entre outras coisas, tornar sociável, reunir em sociedade, civilizar.

Socializar é bom para a mente e o corpo. O contato social não apenas diminui os sentimentos de solidão e evita a depressão e ansiedade, mas também é capaz de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares, além de mantém os níveis de estresse sob controle e melhorar a saúde mental.

Resposta. Quando uma pessoa passa a praticar hábitos e características de um certo grupo, para poder se integrar a ele, ela está fazendo o ato de Socialização. Já a Sociabilidade é a capacidade do individuo de viver em sociedade de viver com as pessoas.

1 associalização, civilização, sociabilização, urbanização.

  1. Conheça a si mesmo. Uma das principais dicas para vencer a insegurança e socializar é buscar o autoconhecimento, ou seja, entender melhor quem você é, do que gosta e quais são as suas principais características. ...
  2. Procure lugares onde se sinta bem. ...
  3. Observe o ambiente. ...
  4. Esteja aberto para o outro.

Boa leitura!

  1. Participar de atividades em grupo. O ser humano não foi feito para viver isolado. ...
  2. Cumprimentar as pessoas. ...
  3. Sorrir com frequência. ...
  4. Tornar-se desprendido. ...
  5. Frequentar uma escola de dança.

1 comunicação, convívio, contato, diálogo, trato, relação, relacionamento, convivência, conversa, conversação, entrosamento, confraternização.

A socialização primária é a responsável por formar a base do indivíduo, é o primeiro contato deste com o mundo exterior. Já a socialização secundária impõe ao indivíduo submundos dos quais ele desconhece, com isso, percebe que existem outras culturas, outras ideologias além da dele.

Vimos que nós fazemos parte de diversos grupos sociais e que é por meio desses grupos que o nosso processo de socialização ocorre. Temos, então, como agentes socializadores, de acordo com Savoia (1989), três grupos: a família, a escola (agentes básicos) e os meios de comunicação em massa.

Em geral, há dois tipos principais de socialização, a socialização primária e a socialização secundária.

Como exemplo deste estar junto apenas pelo prazer da ligação social sem qualquer outro objetivo, e que exprime a forma mais pura da sociabilidade" (Barata, 1989), são apontados os jogos ditos de sociedade, a coqueteria, a conversação, etc.

Os especialistas falam de dois tipos de socialização: a primária, que é o processo durante o qual a criança adquire as primeiras capacidades intelectuais e sociais, e a secundária, que ocorre quando certas instituições específicas (como a escola ou o exército, por exemplo) conferem competências específicas.

Assim, a concepção de sociabilidade que orienta a pesquisa faz referência às relações que estabelecem os indivíduos em seus trabalhos, na família, em seus locais de residência, nos espaços de ócio, na escola, e em muitos outros âmbitos onde desenvolvem atividades significativas.

Tipos de socialização: primária, secundária, terciária.

Tipos de socialização

  • Primária – Período de aprendizagem na infância e que ocorre por meio das relações familiares e escolares. ...
  • Secundária – Etapa em que o indivíduo já foi inserido em diferentes contextos (espaços de trabalho, religiosos, lazer, políticos, etc.)

Pessoas extrovertidas costumam ter bastante facilidade de se comunicar com os outros e gostam de estar rodeadas de gente para compartilhar os momentos de sua vida. No ambiente profissional não é diferente e, de modo geral, os extrovertidos são pessoas agradáveis de se conviver.