Qual é o correto segue ou seguem anexos?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

As duas expressões estão corretas e costumam ser usadas para indicar arquivos que serão enviados por e-mail. No entanto, o mais recomendado é "segue anexo", evitando o uso da preposição "em" na linguagem jurídica.

A expressão “segue anexo” considera “anexo” como um adjetivo, ou seja, é equivalente a “segue incluso”, “segue incorporado” ou “segue junto”.

O correto é: “Segue anexa a foto da fachada do imóvel no litoral.” ou “Segue em anexo a foto da fachada do imóvel do litoral”. A forma “em anexo” é invariável, não está errado, mas é preferível optar pela forma sem a preposição.

Anexo, sendo adjetivo (do particípio de anexar, cuja forma plena é anexado), deve concordar com o substantivo a que se refere: documentos anexos, certidões anexas, isto é, que foramanexados ou anexadas.

1 acompanha, escolta, assiste, mantém-se, conserva-se, continua, permanece, fica.

Embora o verbo seguir seja escrito com e no infinitivo e na maioria das suas formas verbais, as suas formas irregulares no presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo são escritas com i: eu sigo, que eles sigam, siga tu,...

Do contrário, se ele estiver no singular, o verbo também será escrito no singular. Exemplos: Segue abaixo a foto do evento. Segue abaixo a lista de formandos.

O mesmo que: procedem, progridem, prosseguem, avançam, continuam, acompanham.

Bem simples, certo? Informação importante: Você pode escrever com vírgula ou sem; em casos como este ela é facultativa. Então você pode escrever “Em anexo, segue o relatório” ou “Em anexo segue o relatório”.

No início do e-mail, evite utilizar as mesmas expressões de linguagem oral, como “oi” ou “olá”, por exemplo. Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas. Boas opções são: Prezado ou prezada.

Nome do arquivo: o nome do documento deve deixar claro o que a pessoa encontrará ao abri-lo; Corpo do e-mail: comente na mensagem sobre o anexo, e explique o motivo pelo qual o está enviando. Deixe claro, também, o que espera que o destinatário faça com aquele arquivo.

Introdução - seja amistoso, use “Caro / Cara”, “Prezado / Prezada” ou “Exmo. / Exma.” Mensagem - evite: abreviações, emoticons, texto todo em maiúsculas; seja conciso, use formatação tradicional, mencione no texto os arquivos enviados em anexo e leia o histórico de mensagens.

Os apêndices devem aparecer após as referências, e os anexos, após os apêndices, e ambos devem constar no sumário.

Os anexos são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessões e pelos respectivos títulos. Devem ser citados e identificados no texto.