Qual é o correto quirera ou quirela?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

"Quirera de milho" ou "quirela de milho"? Parece que a forma mais usada pelo povo é "quirela". Tanto faz. Existem as duas formas: quirera e quirela.

A quirera é um subproduto proveniente do milho quebrado, onde o seu processo industrial de obtenção consiste em retirar a parte externa e gérmen do milho após sua germinação. Este produto é rico em fibras, potássio, cálcio e fósforo e ideal para alimentação de bovinos, equinos e aves.

A quirera é um milho triturado grosseiramente, mas com granulação que ainda não passa pelos furos de uma peneira, já a canjica amarela tem o formato dos grãos maiores. Nesta receita, a 'Canjiquinha' tem o sabor reforçado pela carne de porco.

A quirera de soja, normalmente, é comercializada pelas empresas/cooperativas juntamente com os grãos inteiros, pois há uma margem permitida deste resíduo na composição da carga. Algumas empresas também esmagam, juntamente com a soja, para obtenção de óleo.

No Nordeste, principalmente em Pernambuco, é chamado de xerém. Até hoje, a quirera é um dos pratos mais famosos preparados na Lapa.

2 troco, trocado.

A quirera de arroz ou arroz quebrado, é um subproduto da indústria de processamento de arroz. Consiste em frações de grãos quebrados desclassificados para venda do arroz para consumo humano. É um utilizada no mercado de nutrição animal, principalmente na produção de rações para pets, ruminantes, suínos e aves.

Origem da Quirera ou Quirela : A Quirera é uma comida típica do interior do Paraná, tem sua origem com os tropeiros que passavam pelo Sul do Brasil, com tropas desde o Rio Grande do Sul até Sorocaba e Minas Gerais.

O milho é o alimento básico por excelência, o mais recomendável em todas as criações de aves.

A quirera ou canjiquinha de milho é utilizada na culinária, visto que o grão ao ser quebrado tem melhor tempo de cozimento. Além disso, o grão libera a reserva de amido do milho, que dá a liga ao alimento.

Sim, porquinho-da-índia pode comer milho. O cereal é um grão comestível e que, a princípio, não oferece riscos ao animal. Embora tenha muitos nutrientes e vitaminas que são benéficos ao roedor, é preciso ter moderação ao servir.

Também conhecido como Quirera de milho ou Quirerinha com suã ou costelinha no interior de São Paulo, e Péla-égua em algumas regiões de Minas.

Mungunzá ou canjica – tanto faz!
Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.

Versão para encaixar na dieta
Muita gente se pergunta se a canjiquinha é saudável para se consumir em dietas(como nas low carb), e em geral a resposta é positiva, pois a quirera de milho é um tipo mais leve de carboidrato.

Como a maioria dos outros grãos, a soja contém fibras insolúveis, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis (confira aqui estudos a respeito: 54, 55). Embora não sejam prejudiciais à saúde, esses efeitos colaterais podem ser desagradáveis.

A casca de soja nada mais é do que uma fina camada fibrosa que recobre o grão, sendo obtida após o processamento industrial da soja para produção do farelo “high pro” (farelo com alta proteína, tipo exportação).

Significado de Mungunzá
substantivo masculino [Culinária] Reg (Norte) Milho branco cozido em caldo açucarado, ao qual às vezes se acrescentam leite de coco ou de vaca, açúcar, manteiga e canela. Denominado canjica, no Centro e no Sul. Variação de manguzá, mugunzá, munguzá.

No Sul e Sudeste do Brasil, e também no Distrito Federal, o mesmo prato é denominado canjica ou canjicão. Nos estados da sub-região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), o prato é conhecido como "mingau de milho".

Quirera com suã é um prato típico do interior do estado do Paraná, no Brasil. Principalmente, da região dos Campos Gerais do Paraná. Consiste de uma papa de quirera de milho (milho quebrado conhecido também como canjiquinha), cozida com carne de porco (especialmente o suã) e temperada com cheiro-verde e manjerona.