Qual é o correto Pixar ou pichar?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A forma correta de escrita desse verbo é pichar, com ch.

escrever ou rabiscar em (muros, paredes, fachadas de edifícios, etc.)

A forma [pichou]é [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de pichar] .

1 grafitar, desenhar, escrever, rabiscar, grafar, riscar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Falar mal de algo ou alguém: 2 criticar, maldizer, censurar, caluniar, depreciar, escarnecer, espinafrar, malhar, difamar, desacreditar, glosar.

Conforme o texto, quando não houver autorização prévia do proprietário ou do poder público a pichação será classificada como dano qualificado, passível de detenção de seis meses a três anos, e multa, além de pena correspondente à violência, se houver.

Finalidade das pichações
A pichação é considerada um ato político, principalmente de jovens da periferia, que usam as paredes da cidade para se comunicar e protestar contra as desigualdades sociais dos centros urbanos.

Significado de Pichação
substantivo feminino Ação ou efeito de pichar; pichamento. [Informal] Figurado. Comentário de teor crítico e maldoso. Etimologia (origem da palavra pichação).

Na sociedade, culturalmente, o picho é visto como sujeira e vandalismo, enquanto o grafite acabou se tornando sinônimo de arte e é reconhecido com algo visualmente agradável e bonito, diferente das pichações em preto e com letras difíceis de serem compreendidas.

A pichação é considerada essencialmente agressiva e desprovida de valores artísticos. É feita em locais públicos, geralmente à noite, sendo vista como uma forma de ataque e vandalização a um bem público.

É proibido pichar, desenhar ou escrever em muros, fachadas, colunas, paredes, postes, árvores, abrigos de paradas de coletivos, placas de sinalização, equipamentos de mobiliário urbano, monumentos ou qualquer lugar de uso público e privado.

Pichação é crime? De acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98, pichação é crime ambiental e de vandalismo. Além do crime de vandalismo cometido pelo pichador, a legislação brasileira também prevê o crime de dano prescrito no Código Penal, podendo este ser cometido tanto em patrimônio público quanto particular.

A origem da pichação remonta ao final dos anos 1960, período da contracultura e das revoluções estudantis que tomaram de assalto a cidade de Paris, na França. A maneira encontrada pelos jovens de protestar contra o governo se deu por meio da escrita nos muros dos prédios públicos.

O pixo é um movimento com mais de 30 anos cuja história nos diz que os pioneiros são Juneca e Pessoinha, entre outros “fundões” da grande metrópole São Paulo dedicados a estudar a metrópole ainda nos anos 1980 – e a Mica, com a base dos estudos acadêmicos, pode dizer historicamente como era a cidade nesse período.

Que foi muito criticado; que foi vítima de maledicência ou crítica severa. Origem etimológica:particípio de pichar.

O trabalho revela que este comportamento reflete a necessidade de visibilidade e reconhecimento social que o pichador busca. "O envolvimento com a criminalidade é a busca de uma construção de identidade, assim como aqueles que se destacam pela cultura.

Significa que você está marcando alguém, que ele está na sua lista negra. Você está pixado comigo?

Entretanto, conforme prevê o artigo 65 da lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), a ação é considerada crime e prevê pena de detenção de 03 meses a 01 ano, e multa, para praticá-lo.