Qual é o correto ouvir ou Houvir?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A forma correta de escrita é ouvir de acordo com a Língua Portuguesa. Ouvir significa perceber pelo sentido do ouvido; escutar; atender; prestar atenção; obedecer; acatar.

Apenas houver está correto dentre essas opções, isso porque se trata de um verbo que deriva de haver, que também possui h. Já ouver não está correto em nenhum possível sentido ou aplicação, pois a forma mais próximo de uso dessa expressão seria ouve, conjugada para ouvir, com i.

Ouve – vem do verbo ouvir, conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou no imperativo afirmativo (tu): Observe: Ela ouve quando digo que não é para sair.

1 escutar, perceber, entender, sentir.

O correto seria usar “Nunca tinha OUVIDO falar disso” ou “Nunca tinha VISTO isso antes”.

O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve.

Passar a existir num certo tempo; ocorrer: não houve aula hoje.

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

É uma pessoa falar mal dos outros asperamente, mesmo sabendo que vai ouvir coisas piores.

O som entra pela orelha, passa no duto auditivo, tímpano, martelo, bigorna e por fim chega à cóclea. A cóclea tem o formato de um caracol e é uma importante parte do ouvido. É ela a responsável por captar as vibrações sonoras e converter as informações em sinais elétricos que correm pelo nervo auditivo até o cérebro.

Aliás, ouvinte é o termo correto para se referir às pessoas que ouvem.

São elas:

  • Ouvir de forma apreciativa.
  • Ouvir de forma empática.
  • Ouvir de forma investigativa.
  • Ouvir de forma seletiva.
  • Ouvir de forma avaliadora.

Portanto, a diferença entre ouvir e escutar é o que acontece após o indivíduo receber o som. Ele está ouvindo quando há pouca interação, e escutando quando está prestando atenção ao que é emitido.

Então, todas as vezes que houver a necessidade de retomar um antecedente, use “que” e não “de”. Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”.

Conjugação do verbo: ouvir

  1. Presente. eu. ouço. eu. oiço. tu. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. ouvia. tu. ouvias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. ouvirei. tu. ouvirás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. ouça. que eu. oiça. que tu. ...
  5. Futuro. se eu. ouvir. se tu. ouvires. se ele/ ela/ você ...
  6. Pessoal. eu. ouvir. tu. ouvires. ...
  7. eu. ouviria. tu. ouvirias. ele/ ela/ você

A forma correta de se escrever essa palavra é com “s”, sido. “Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio. Este é um verbo bastante irregular, sendo utilizado em vários contextos diferentes e para uma infinidade de funções.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Quando apresenta significado de existir, o verbo haver é um verbo impessoal, sendo conjugado sempre na 3. ª pessoa do singular, independentemente da restante frase estar no singular ou no plural. Assim, haverá é a forma correta.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural.